Está em busca de atividades de Produção de Texto 5º Ano? A língua portuguesa se originou do latim, e, na atualidade, é falada por quase 300 milhões de pessoas. Por ser a linguagem oficial do Brasil e por ser uma das línguas de maior complexidade, é comum que comecemos a estudar esse idioma ainda na infância.
Cada região do Brasil possui suas características históricas, sociais e regionais. Isso faz com que haja muitas variantes linguísticas no país, o que pode influenciar tanto na escrita quanto na pronúncia das palavras. Por conta disso, em trabalhos escolares, acadêmicos e informativos, é necessário que as pessoas façam uso da norma culta oficialmente adotada pela língua portuguesa.
Nós costumamos estudar essa norma no quinto ano do ensino fundamental, quando começamos a produzir textos. Pensando na importância desse tema, nós decidimos falar sobre ele hoje! Então venha com a gente e saiba mais!
Confira mais atividades de português:
Temas para produção de texto 5º ano
Para aprender a escrever bons textos, é preciso treinar bastante. Por isso, é comum que os professores passem muitas produções de textos para os seus alunos.
A seguir, nós iremos listar alguns temas voltados para os alunos do 5º ano e que podem ser usados tanto na sala de aula quanto em casa.
- Mari e Paty são melhores amigas. Elas gostam de imaginar histórias. Certo dia, elas imaginaram como seria conhecer a lua. Escreva um texto de 10 linhas contando como foi a aventura de Mari e Paty.
- Termine de contar a história a seguir.
A mamãe pato saiu com seus filhotes pela manhã. Eles comeram peixes frescos e nadaram no laguinho. Porém, quando estavam voltando para casa…
- João Pedro e Guilherme são dois irmãos. Um dia, seus pais o levaram ao zoológico para conhecer e aprender sobre os animais. Escreva um texto de 15 linhas contando sobre as aventuras desse dia.
Atividades de produção de texto para 5º ano para imprimir
Gostou dos exemplos anteriores? A seguir, nós vamos reunir mais algumas atividades de produção de texto para o 5º ano do ensino fundamental. Imprima e treine em casa!
Complete a carta a seguir!
Hoje, dia _____ de _______________, foi meu primeiro dia no ____ ano. Fiquei muito _________________ em rever meus amiguinhos! Antes de ir para a aula, eu escovei os dentes, vesti __________________________ e comi _________________________________. Durante o dia, nós aprendemos __________________________________ e também brincamos muito. As aulas começaram às _____ horas e terminaram às _____ horas. Minha tia foi me buscar hoje, pois meus _______ estavam no trabalho. Gostei da minha nova professora, ela é muito _______ e ____________! Também gostei dos novos alunos, todos são muito _________________. Eu sou _________________________________, tenho _____ anos, e esse foi meu primeiro dia de aula na escola _______________________.
Responda às perguntas a seguir!
- Qual seu nome completo?
- Quem escolheu seu nome?
- Quais outros nomes você poderia ter tido?
- Quais os nomes dos seus pais ou responsáveis?
- Se você pudesse ter escolhido o seu nome, qual seria?
- Quantas pessoas você conhece com o mesmo nome que o seu?
- Você tem algum apelido? Qual?
- Se você pudesse escolher, como se chamariam os seus pais?
Complete as lacunas a seguir!
- Eu _____ alto.
- Você _____ legal.
- Eles _____ engraçados.
- Tu ____ inteligente.
- Nós podemos _____ amigos?
- O ventilador _____ de plástico.
- Vós ______ brasileiros.
- Tu ____ alemão?
- Eu ____ seu amigo.
- Ele ____ advogado.
Fique atento também:
Atividades de produção de texto 5º ano para professores
Você é professor do ensino fundamental e está precisando de atividades que envolvam produção de textos e que são voltadas para alunos do 5º ano? Então você veio ao site certo! Veja, a seguir, os exercícios que separamos para você e seus alunos!
Complete a história a seguir!
Uma família possuía uma galinha que botava ovos de ouro e que se chamava ___________. A família era formada por quatro integrantes, os pais, ___________ e __________, e o casal de irmãos, __________ e __________. Um dia, o pai achou que era desgastante ter que esperar a __________ botar apenas um ovo de ouro de cada vez. Então ele teve uma ideia: matar a galinha, retirar todos os ovos de ouro de dentro dela e vendê-los na cidade em apenas uma viagem. A mãe, a __________ e o __________ não concordaram com a ideia, mas o pai havia se decidido. Porém, ao pôr fim à vida de __________, ele percebeu o seu erro: perdeu a galinha e o dinheiro.
Responda às perguntas abaixo!
- A mãe da minha mãe é minha ______.
- O pai do meu pai é meu ______.
- A irmã da minha mãe é minha ______.
- O namorado da minha irmã é meu ___________.
- A namorada do meu irmão é __________ da minha mãe.
- A tio do meu pai é meu ___________.
- O filho do meu tio é o meu ________.
- O pai do pai da minha mãe é meu __________.