A alfabetização é um processo constante e que deve ser bem estruturado, principalmente nos primeiros anos de escola. Por isso é importante que o processo de aprendizado seja estruturado com atividades lúdicas e que facilitem a aprendizagem do aluno. Para o 2º ano do ensino fundamental I, é importante trabalhar com temas apropriados para essa faixa etária, como as atividades de substantivos próprios e comuns.

Atividades de Português
Atividades de Português

O que é o Substantivo Próprio e Comum

É chamado de substantivo a classe gramatical que denomina indivíduos, coisas, sentimentos, fenômenos e todas as coisas que podemos nomear. Eles possuem variação, como de:

  • Gênero: que pode ser masculino ou feminino, como em a cadeira e o fogão;
  • Número: que pode ser singular ou plural;
  • Próprio e comum: o substantivo próprio é aquela palavra que especifica algo, sendo iniciado com letra maiúscula, como nomes de cidades, nome de pessoas e de países. Já o substantivo comum é o que denomina coisas de forma geral que possuem características em comum, sem especificar variações.

Os substantivos próprios e comuns confundem bastante os alunos durante os primeiros anos de alfabetização. Muitos alunos não conseguem identificar qual a diferença entre os dois tipos de substantivos, e por isso é muito importante realizar diversas atividades com os alunos, para que eles possam aprender a identificar a diferença entre os dois tipos.

Veja mais atividades educativas de português:

Quando é aplicado

Os dois tipos de substantivos podem ser aplicadas em diversas situações do dia a dia, como por exemplo:

  • Substantivos Próprios: para nomear pessoas e cidades específicas, como por exemplo os nomes Ana, São Paulo e outros. Esse tipo de palavras é sempre escrito com letra maiúscula;
  • Substantivos Comuns: para nomear coisas genéricas, como por exemplo: a menina, a cidade.

Substantivo Próprio e Comum Atividades 2º Ano

Para alunos do 2º ano do ensino fundamental I é importante que os substantivos próprios e comuns sejam trabalhados de forma lúdica e de forma clara. Esse tipo de atividade precisa comparar esses dois tipos de substantivos e mostrar para os alunos as diferenças entre eles.

Você pode trabalhar isso de diversas maneiras, como por exemplo com:

  • Atividades com textos e tabelas: com textos curtos e de fácil compreensão, como histórias infantis, você pode trabalhar também a interpretação de texto dos alunos. Uma ideia é pedir para que eles localizem no texto substantivos próprios e comuns e separem em duas colunas, para que fique mais fácil visualizar a diferença entre eles.
  • Atividades de completar a frase: com esse tipo de atividade você pode dar uma frase para o aluno e pedir para que ele complete com um substantivo próprio ou comum, sendo diferenciado pela letra maiúscula no início da frase.
  • Atividades de classificação das palavras: esse tipo de atividade é bom para identificar as principais dificuldades do aluno com o assunto. Você pode colocar na atividade diversos substantivos próprios e comuns e pedir que o aluno o classifique de acordo com o tipo, assim você consegue identificar se o aluno sabe reconhecer os dois tipos de substantivo.

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here