A Atividade de Ciências é uma das mais importantes para o aluno durante o ensino fundamental, pois é com base nos conceitos aprendidos nela que serão estudadas as matérias do ensino médio como química, física e biologia, sendo necessária uma boa base no ensino fundamental. Por isso, é importante que no decorrer do ensino fundamental 1 e 2 sejam trabalhadas atividades para a fixação do conteúdo, com um nível de dificuldade adequado para cada ano.

Atividades de Ciências
Atividades de Ciências

Atividade de Ciências – 1º ano

Para os alunos que estão iniciando no 1º ano do ensino fundamental é importante abordar os conceitos de forma mais lúdica, com desenhos e atividades que sejam simples e de fácil compreensão.

Os principais temas abordados nesse período são:

  • Conceitos relacionados com a litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera, sendo importante a aplicação de atividades lúdicas para facilitar a compreensão.
  • Conceitos relacionados à Terra: como a composição da Terra, nessa atividade recomenda-se abordar com maquetes, desenhos e até mesmo massa de modelar, para que a criança consiga visualizar o que está sendo proposto.

 

Atividade de Ciências – 2º ano

Para os alunos do 2º ano ainda é indicado a abordagem de temas relacionados com a terra e a crosta terrestre, mas de forma um pouco mais aprofundada com o uso de textos curtos que facilitem a compreensão do aluno e de questões que estimulem seu pensamento.

Atividade de Ciências – 3º ano

A partir do 3º ano já é possível trabalhar temas como os relacionados com a atmosfera, trabalhando com textos curtos e simples, e com atividades de completar a frase, que estimula a compreensão do aluno, e com o qual o professor pode ver em qual ponto o aluno está com mais dificuldade.

Nessa fase estimula-se também o uso de atividades Recreativas em que o aluno precisa escrever o que está pensando, estimulando a prática da escrita pelo aluno.

Atividade de Ciências – 4º ano

A partir do 4º ano já é possível trabalhar temas mais detalhados, como a biosfera e os ecossistemas, mas com atividades um pouco mais complexas. Nessa fase, já é possível trabalhar com questões mais objetivas e com textos um pouco mais longos.

É possível encontrar diversas listas de questões de ciências para o 4º ano do ensino fundamental 1 na internet, e o pai ou educador pode adaptar as questões conforme a necessidade de seus alunos. Para encontrar questões como essas, basta procurar pelo termo “Questões ensino fundamental 4º ano”.

Veja mais ideias de atividades educativas:

Atividade de Ciências – 5º ano

O 5º ano é o último ano do fundamental 1, e por isso merece atenção especial para as atividades trabalhadas. Nessa fase, são indicadas atividades de ciências que trabalhem a leitura do aluno, com textos um pouco mais elaborados e mais aprofundados.

É possível encontrar dezenas de questões relacionadas aos temas de ciências do 5º ano na internet, em forma de avaliação ou de atividade complementar.  Para encontrar essas questões, basta procurar pelo termo “Questões ensino fundamental 5º ano”.

Atividade de Ciências – 6º ano

A partir do 6º ano os alunos iniciam o ciclo do ensino fundamental 2, e as atividades podem ser mais complexas e aprofundadas. Os temas começam a abordar o eixo “Vida e ambiente”, sendo recomendadas atividades que abordem:

  • Os reinos da natureza e suas características básicas (principalmente com atividades para diferenciar esses reinos);
  • Caracterização do reino animal, principalmente com questões que abordem o tema de forma mais ampla.

Na internet é possível encontrar bancos de questões de escolas para o 6º ano, para pais e educadores, basta procurar pelo termo “Questões ensino fundamental 6º ano”.

Veja mais ideias de atividades educativas:

Atividade de Ciências – 7º ano

Assim como no 6º ano, as atividades devem ser mais complexas e aprofundadas. Na internet há alguns modelos de atividades para fixação do conteúdo, e também para avaliar em quais assuntos os alunos possuem mais dúvidas.

Para encontrar atividades para o 7º ano, basta procurar pelo termo “Atividade de ciências para 7º ano”, e o pai ou professor pode escolher qual o nível de dificuldade da atividade que deseja aplicar.

Atividade de Ciências – 8º ano

Já no penúltimo ano do ensino fundamental, os alunos começam a abordar temas relacionados com a interação entre ser humano e saúde, abordando os sistemas do organismo. Para trabalhar os sistemas, recomenda-se a utilização de atividades com imagens, principalmente as que mostram os sistemas de forma detalhada.

Na internet é possível encontrar diversas atividades com base nessas imagens, e também que abordam os sistemas humanos. Para encontrar essas atividades, basta procurar pelo termo “Atividade de ciências para o 8º ano”, e escolher qual a atividade que se encaixa no conteúdo trabalhado.

Atividade de Ciências – 9º ano

O último ano do ensino fundamental requer atividades mais elaboradas, com textos para a interpretação do aluno, com atividades que forneçam uma base para as disciplinas do ensino médio. Por esse ser o último ano em que o aluno cursa a disciplina de ciências, é necessário que sejam realizadas atividades para avaliar os conteúdos anteriores também.

É possível encontrar atividades que trazem simulados com questões de todo o ensino fundamental na internet, bastando procurar pelo termo “Atividades com o conteúdo do ensino fundamental de ciências”.

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here