Quer saber como você deve chamar quando uma grande quantidade de pássaros é avistada, e qual o coletivo de pássaro você deve utilizar em casa situação? Continue a leitura e saiba onde e quando utilizar o coletivo de pássaro em suas frases.

Coletivo de Pássaros

Então, como podemos indicar que há um belo grupo de pássaros voando em nossa direção? Para conseguir fazer isso de forma mais simples, podemos usar um dos diversos substantivos coletivos que informam uma grande quantidade de pássaros, sendo os mais utilizados Bando e Revoada. Bando é um adjetivo coletivo mais comem, podendo ser usado em diversas ocasiões. Portanto, é importante que ao ser utilizado, você especifique de que bando está falando, como veremos exemplos mais a frente. Além desses, há ainda alguns que são menos utilizados, mas que ainda sim são corretos, como Avifauna, Passarada, Passarinhada, Passaredo, Ninhal.

Coletivo de Pássaro
Coletivo de Pássaro

Tendo por exemplo, você pode utilizar as seguintes aplicações na frase:

  • Eu estava caminhando bando de pássaros se assustou e voou em diversas direções.

No caso, você pode especificar, se for um bando de pardais, urubus, canários, depende da situação que você viveu ou a situação que está exemplificando.

Ou da seguinte forma:

  • Mãe, uma passarinhada acaba de passar por mim quando eu voltava da escola!

Viu como você pode empregar de forma simples o uso do coletivo de pássaros em suas frases.

Confira Ainda: Qual o coletivo de gafanhoto e quando e onde utilizar.

Sobre os Pássaros

Os pássaros são aves lindas que encantam e enfeitam nosso céu de árvores. Sua ordem é a ordem Passeriformes, que é a casa de estimados mais de 60% das espécies das aves que são conhecidas atualmente. Isso torna a ordem Passeriforme, a maior ordem de aves!

Deve ter surgido a dúvida, como que só 60% das aves está inclusa nessa ordem? Isso ocorre, porque nem toda ave é um pássaro, só que todo pássaro é um tipo de ave. Complicou mais? Vamos sanar essas dúvidas!

A ordem que foi supracitada, a Passeriforme, é a ordem que abriga nossos lindos pássaros, que apresentam características semelhantes aos pertencentes a sua ordem.

Apesar de os termos aves e pássaros serem usados de forma a representar sinônimos, vale lembrar que esse uso não é correto de acordo com os profissionais que são especializados no estudo dos pássaros, os ornitólogos. Vamos discorrer mais sobre isso adiante.

As aves, que seria o grupo total, é caracterizado principalmente pela presença de penas (que são formadas da substância queratina) distribuídas pelo corpo do animal, que além de dar a esses animais uma beleza única e indescritível, tem também a função de proporcionar que o animal possa se aquecer em climas mais frio e também dá a habilidade de voo a alguns desses animais.

Contando com um total de mais de 10 mil espécies conhecidas, as aves possuem uma boa adaptação terrestre e, as que conseguem alçar voo, aérea. Para essa divisão que possui a habilidade de voar, há uma característica muito importante, que é a presença de ossos pneumáticos. Esse tipo de osso, são ossos especiais que possuem regiões ocas dentro deles, que são preenchidas de ar, o que reduz o peso total do animal e auxilia na hora do voo. Como precisam enxergar bem a longa distância, sua visão e audição é bem desenvolvida. No momento do voo, as aves possuem uma terceira pálpebra, que se estende e cobre os olhos. É uma membrana mais fina que a pálpebra comum, e que permite que os animais enxerguem através dela, impedindo o ressecamento dos olhos por conta do vento.

Outra característica que auxilia na hora do voo é a presença de sacos aéreos nos pulmões, que funcionam como uma espécie de reservatório de ar. E, para ajudar ainda mais nessa redução de peso corporal total, elas ainda contam com a ausência de arcada dentaria e de bexiga urinaria.

Outras características incluem músculos peitorais altamente desenvolvidos, sistema digestório que conta com a presença de papo e moela, que são responsáveis pelo armazenamento, amolecimento e digestão mecânica dos alimentos apreendidos pelo animal. Além disso, as aves contam com a presença de cloacas, que é um orifício que se localiza próxima a cauda desses animais. É por esse orifício que fêmeas colocam seus ovos.

Como cada animal possui sua dieta especifica, as aves possuem uma gama diversificada de bicos, que se adaptam pra cada situação e a dieta da espécie.

Alguns exemplos de aves que não são pássaros, são o flamingo, a ema, o penguim.

Agora, passando para os já mencionados pássaros, podemos dizer que sua característica que mais chama atenção, por ser seu diferencial e por ser encantador, é sua habilidade de cantar. Esses animais possuem uma variedade de tamanho e de cores das penas, além de possuir, também, uma dieta bem variada, indo de frutas a insetos. Os pássaros, possuem ainda uma ausência de uma membrana que deveria se localizar na região anterior, ou seja, na base, do seu bico. Na sua pata, a característica que pode ser observada é a de possuir 4 dedos, sendo que 3 deles são direcionados no sentido do bico do animal, e 1 deles, é direcionado na direção da cauda do animal. Esse pé característico é chamado de anisodáctilo.

Alguns exemplos de pássaros são: Canário, Bem-te-vi, Sábia, Pardal, João de barro, Tico Tico, Pintassilgo, entre outros.

5/5 - (2 votes)

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here