Atividade de Interpretação de Texto 3º Ano – Sem dúvidas, o português é um dos idiomas mais complexos da atualidade. A língua se originou do latim, e é falada por milhões de pessoas em todo o mundo, como é o caso do Brasil.

Cada estado brasileiro possui sua história, sua cultura e seus costumes, o que se reflete diretamente na nossa língua, que possui, por conta disso, diversas variantes linguísticas. Isso influencia tanto a escrita quanto a pronúncia de muitos termos.

Atividades de Interpretação 3º Ano
Atividades de Interpretação 3º Ano

Então, para evitar erros de entendimento, foi convencionada uma norma padrão, para que trabalhos e textos fossem escritos de forma padronizada. Normalmente, nós começamos a aprender essas normas ainda nos primeiros anos do ensino fundamental, durante as aulas de interpretação e produção de textos.

Pensando na dificuldade dessa disciplina, nós decidimos desenvolver várias atividades com temáticas voltadas para o assunto! Veja mais a seguir!

Confira mais atividades da língua portuguesa:

Atividades de Interpretação do 3º Ano para Imprimir

Uma boa interpretação de texto, assim como uma boa escrita, é alcançada a partir de muito treino. Por isso, nós começamos a produzir e interpretar textos ainda muito cedo, para que possamos nos acostumar com os diversos formatos textuais e para que sejamos capazes de desenvolver nossas ideias.

Veja, a seguir, as duas listas de atividades que trouxemos para você treinar com seus filhos!

Atividades de Interpretação do 3º Ano em Word

Veja, a seguir, a atividade de interpretação que elaboramos! Caso prefira, ela pode ser facilmente transferida para o Word, basta copiar o exercício, colá-lo em um novo documento (mantendo a formatação original) e imprimi-lo!

Leia o texto a seguir.

Você sabia que, durante uma das edições da Copa do Mundo, um jogador realizou um gol descalço? Surpreso? Eu também estaria, mas por mais surpreendente que pareça, isso realmente aconteceu!

O jogo ocorreu na França, em 1938, quando o Brasil enfrentou a Polônia debaixo de uma intensa chuva.

Por conta do gramado molhado, o brasileiro Leônidas da Silva perdeu uma de suas chuteiras no meio do jogo, mas mesmo descalço, ele conseguiu marcar um gol para o seu país!

  1. Qual foi o acontecimento marcante que ocorreu na copa de 1938?
  2. Qual país o Brasil enfrentou nesse jogo?
  3. Por que o jogador fez um gol descalço?
  4. Em que ano aconteceu esse jogo?
  5. Em que país aconteceu esse jogo?

Atividades de Interpretação do 3º Ano em PDF

Gostou da atividade anterior? Então veja a outra lista de exercícios que preparamos! Ela também pode ser transferida para o Word ou convertida em PDF. Para isso, basta copiar o conteúdo, colá-lo na formatação original em um novo documento, salvá-lo em PDF e depois imprimi-lo!

  1. Leia o texto abaixo.

Todos os dias, a raposa Lalá vai visitar a coruja Fefê.

A raposa e a coruja são amigas há dois anos.

Fefê sempre recebe Lalá na porta de sua casa.

Lalá sempre leva uvas para Fefê, a comida predileta da coruja!

  1. Quem são Lalá e Fefê?
  2. Qual a comida preferida de Fefê?
  3. Onde Fefê recebe Lalá?

Atividades de Interpretação de Texto com Imagem

Muitas crianças preferem as atividades que possuem imagens, por ser algo mais lúdico e de fácil compreensão. Pensando nisso, separamos uma para vocês! Imprima e responda!

  1. Leia o texto abaixo e pinte as imagens.

  1. Por que Oscar se assustou?
  2. Onde Oscar jogou a máscara? A atitude dele foi correta?
  3. Como estava a máscara?

Atividades com Fábulas para Interpretação de Texto

Seu filho gosta de fábulas? Sim? Então não deixe de resolver com ele a atividade que separamos a seguir!

  1. Leia a fábula abaixo.

  1. Quem são os personagens da fábula?
  2. O que a formiga fez durante o verão?
  3. O que a cigarra fez durante o verão?
  4. Qual a moral da história?

Atividades com Gabarito de Interpretação de Texto

Nós também decidimos separar uma atividade de interpretação com o gabarito das respostas. Veja os exercícios a seguir e os resolva!

  1. Leia e interprete o texto a seguir.
Atividades de Interpretação 3º ano
Atividades de Interpretação 3º ano
  1. O texto fala sobre uma invenção criada há cerca de 6.000 anos. Que invenção é essa?
  2. Como as coisas eram transportadas pelo homem antes da invenção das rodas?
  3. Quem é o autor do texto? Qual a classificação desse texto?
  4. Por que o homem decidiu criar a roda?
  5. Como seria o mundo se a roda não tivesse sido inventada?

Confira mais atividades de língua portuguesa:

Gabarito:

  1. Segunda questão:

A invenção citada no texto é a roda.

  1. Terceira questão:

Antes da invenção das rodas, os homens carregavam as coisas com a ajuda das mãos, dos braços e das costas.

  1. Quarta questão:

A autora do texto é a escritora Alice Gomes. O tipo de texto é informativo, uma vez que ele apresenta informações ao leitor.

  1. Quinta questão:

O homem decidiu criar a roda, pois ele percebeu que, ao arrastar as coisas em vez de carregá-las, ele se cansava menos.

  1. Sexta questão:

Caso a roda não tivesse sido inventada, o mundo seria muito menos desenvolvido do que é hoje. Os veículos não teriam sido inventados, nem poderíamos viajar com agilidade, por exemplo.

5/5 - (2 votes)

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here