Na hora de escrever um texto ou enviar uma mensagem, você se perguntou se o certo seria “trouxe” ou “trousse”? Acredite ou não, essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros!

Embora as duas palavras existam no dicionário da língua portuguesa, quando nos referimos ao verbo trazer, a escrita correta é “trouxe”. Essa é a conjugação no pretérito perfeito do indicativo e aponta para uma ação que aconteceu no passado e que foi concluída.

Trouxe ou Trousse
Trouxe ou Trousse

Tudo isso, mais uma pronúncia muitas vezes confusa, leva muitas pessoas a terem dúvidas sobre como escrever determinadas palavras. Esse é o caso de “trouxe” e “trousse”!

Trouxe ou Trousse?

O português é uma das línguas mais complexas que existem. Ela se derivou do latim vulgar que foi levado à Península Ibérica há 2.000 anos. Atualmente, o português é a quinta língua mais falada do mundo, com mais de 270 milhões de falantes.

Por ter sido amplamente difundida pelo mundo e por ter um alto grau de dificuldade, a língua portuguesa já sofreu diversas modificações. Essas variantes linguísticas são comuns no Brasil, ainda mais quando consideramos os fatores históricos, socioeconômicos e regionais do país.

Confira mais atividades da língua portuguesa:

Trouxe Significado

“Trouxe” com “x” é uma conjugação do verbo trazer. Então, o termo indica que algo foi transportado ou conduzido.

Como citado anteriormente, “trouxe” é uma palavra conjugada no pretérito perfeito do indicativo e pode ser utilizada tanto na primeira quanto na segunda pessoa do singular.

Exemplo de Uso de Trouxe

Veja, a seguir, alguns exemplos de como empregar a palavra “trouxe” em uma sentença.

  1. Elizabeth, você trouxe o livro que o seu irmão me emprestou?
  2. Kátia, eu não acredito que você não trouxe o vinho para o jantar!
  3. João, eu trouxe o seu presente de aniversário.
  4. Flávio, quando você trouxe o casaco que deixei em sua casa?

Trousse Significado

“Trousse”, por sua vez, é um substantivo feminino que pode ser utilizado para nomear um estojo pequeno ou uma cueca curta e folgada. Essa palavra se originou no francês, sendo classificada como um estrangeirismo.

No entanto, esse termo se tornou obsoleto com o passar dos anos, e utilizar “trousse” como substantivo acabou caindo em desuso. Portanto, se uma pessoa utilizar “trousse” no contexto atual, é bem provável que seja considerado um erro de grafia.

Exemplo de Uso de Trousse

Veja, abaixo, algumas formas de como empregar a palavra “trousse” em orações.

  1. As trousses do meu marido estão gastas, ele precisa de novas!
  2. Você viu onde eu deixei minha trousse? Preciso retocar meu blush.

Sinônimos Trouxe

O verbo trazer possui diversos sinônimos, os quais podem ser tranquilamente utilizados como substitutos para “trouxe”. Veja, abaixo, alguns exemplos:

  • Movimentar;
  • Transferir;
  • Mover;
  • Mudar;
  • Levar;
  • Carregar;
  • Deslocar;
  • Transportar;
  • Dirigir;
  • Conduzir;
  • Guiar.

Não deixe de conferir ainda mais atividades:

Outros Erros Comuns Português

Como mencionado anteriormente, alguns erros são muito comuns entre os falantes da língua portuguesa. Por isso, decidimos trazer os erros de português mais cometidos, para que você não os cometa novamente!

“Mau” e “mal”:

Muitas pessoas não sabem quando utilizar “mal” ou “mau”. A primeira palavra é o oposto de “bem”, enquanto a segunda é o oposto de “bom”.

Quando surgir a dúvida sobre qual termo utilizar, substitua o advérbio pelo seu oposto! A sentença que fizer mais sentido tende a ser a correta.

Por exemplo: “Ela estava bem”; “Ela estava mal”.

“Há” e “a”:

Outra dúvida recorrente é sobre como utilizar o “há” e o “a”.

A primeira palavra deriva do verbo haver e se encontra conjugada no passsdo, podendo ser substituído por “faz”. Por exemplo: “Há vinte anos, aconteceu o atentado às torres gêmeas”; “Faz vinte anos que aconteceu o atentado às torres gêmeas.

O artigo “a”, por sua vez, indica distância ou acontecimento futuro. Por exemplo: “O sítio de meus pais fica a 10 quilômetros da sua casa”; “Daqui a quinze anos, nós iremos sentir os efeitos colaterais do aquecimento global”.

“Tem” e “têm”:

Os dois termos derivam do verbo ter e os dois estão conjugados no presente. Porem, “tem” é utilizado em orações no singular, enquanto “têm” é utilizado no plural. Por exemplo: “Eles têm que sair do apartamento até o final do mês”; “Larissa tem que levar sua irmã ao colégio todos os dias”.

“Impresso” e “Imprimido”:

As palavras “impresso” e “imprimido” representam um caso atípico.

Isso porquê a primeira palavra deverá ser utilizada apenas com os verbos “estar” e “ser”, enquanto a segunda deve ser empregada com os verbos “ter” e “haver”. Por exemplo: “Os meus cadernos foram impressos e encadernados na gráfica próxima à minha casa”; “Quando cheguei à escola, percebi que não havia levado o trabalho que tinha imprimido para o meu amigo”.

“Para mim” e “para eu”:

As duas expressões estão corretas, mas elas devem ser usadas em situações específicas.

Se a oração tiver um verbo após a expressão, deve-se usar “para eu”. Por exemplo: “Mario trouxe docinhos para mim”; “Gustavo pediu para eu assistir à sua apresentação”.

5/5 - (3 votes)

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here