Atividade de Interpretação de Texto 5º Ano – Não há dúvidas de que o português é uma das línguas mais complexas do mundo. O idioma se originou do latim, e é considerado a língua oficial do Brasil, sendo falado por mais de 300 mil pessoas.

No idioma, há diversas variantes linguísticas, o que pode dificultar o entendimento de textos, principalmente aqueles destinados a um grande público, como reportagens e pesquisas científicas.

Por isso, convencionou-se uma norma padrão para o português, entendida por quase todos os falantes do idioma. É comum que comecemos a estudar essa norma ainda no ensino fundamental, durante as aulas de gramática e de interpretação de texto.

Atividades de Interpretação 5º ano
Atividades de Interpretação 5º ano

Como os alunos costumam ter dificuldade com essas disciplinas, nós decidimos elaborar diversas atividades de português. Na lista de hoje, nós vamos trazer alguns exercícios de interpretação para os alunos do 5º ano do fundamental! Venha conosco e veja mais a seguir!  

Confira mais atividades da língua portuguesa:

Atividades de Interpretação do 5º ano para Imprimir

Para que um aluno domine a leitura e a interpretação de textos, não existe outra alternativa: ele precisa praticar muito. Por conta disso, nós começamos a ter contato com a produção e a interpretação de textos nos primeiros anos da nossa vida escolar.

E como a melhor maneira de aprender um conteúdo é praticando-o, nós trouxemos algumas atividades para você!

Atividades de Interpretação do 5º Ano em Word

Como você verá abaixo, nós elaboramos uma excelente lista de interpretação para você treinar. E, caso prefira, você ainda pode transferi-la para o Word, facilitando a impressão e a resolução dos exercícios! (Para isso, basta copiar a atividade e colá-la na formatação original).

  1. Leia o texto a seguir e responda às perguntas.

Já te disseram que vários dos hábitos que possuímos hoje foram herdados da cultura indígena?

O costume de tomar banho todos os dias, por exemplo, é um desses hábitos. Em outros países, como os europeus, essa não é uma prática comum, e as pessoas passam dias sem tomar banho!

O costume de fazer chás a partir de plantas medicinais e a utilização de redes também são heranças desses povos, assim como várias danças e histórias da nossa cultura!

  1. O texto anterior diz que nós herdamos alguns hábitos dos povos indígenas. Cite-os abaixo.
  2. Qual a importância dos indígenas para o nosso país e para a nossa sociedade?

Atividades de Interpretação do 5º Ano em PDF

Resolveu todos os exercícios anteriores? Sim? Então veja essa outra lista que também elaboramos! Você ainda pode convertê-la em PDF e compartilhá-la com seus colegas, para que vocês resolvam juntos! (Para isso, basta copiar os exercícios, exportá-los para o Word na formatação original, salvar o arquivo como PDF e compartilhá-lo!)

  1. Leia o texto abaixo e responda às perguntas.

Você conhece a doença chamada de Mal da Vaca Louca? Não? Então vem aprender!

O Mal da Vaca Louca é uma virose que acomete não apenas vacas, mas também bois e ovelhas.

Na década de 90, essa doença contaminou diversos animais na Europa. Os fazendeiros tiveram, então, que sacrificar todos os seus animais doentes, pois além de ser muito contagiosa, a carne de animais contaminados não pode ser vendida.

  1. Quais animais são acometidos pelo Mal da Vaca Louca?
  2. Por que os fazendeiros tiveram que sacrificar seus animais?
  3. Em que década e em que continente houve um surto da doença?

Atividades de Interpretação de Texto com Gabarito

Nós também decidimos elaborar uma lista gabaritada, para que você possa conferir as suas respostas e ver quantas questões acertou e quais foram os seus erros. Não deixe de fazer os exercícios e conferi-los!

  1. Leia a história abaixo.

  1. Sobre qual personagem o texto fala?
  2. A Emília foi feita de quais materiais?
  3. O que você acha que significa tagarelar?
  4. Como Emília aprendeu a falar?
  5. De acordo com o texto, quais são as características de Emília?

Gabarito

  1. Segunda questão:

O texto fala sobre a Emília, uma boneca de pano que ganhou vida.

  1. Terceira questão:

A Emília foi feita com os materiais de uma caixa de costura: pano, linha e agulha.

  1. Quarta questão:

Tagarelar significa falar muito, “falar pelos cotovelos”.

  1. Quinta questão:

Primeiro, Emília aprendeu a andar e, depois de aprender a andar, ela tomou uma pílula que a permitiu falar.

  1. Sexta questão:

De acordo com o texto, Emília era esperta e atrevida.

Confira mais atividades de língua portuguesa:

Temas para Interpretação de Texto 5º Ano

Durante as aulas de interpretação de texto, alguns temas são mais abordados do que outros. Bullying e Consciência Negra, por exemplo, são dois assuntos muito cobrados. Por isso, nós trouxemos uma atividade de interpretação para cada um desses dois temas.

Interpretação de Texto Bullying

  1. Leia o texto a seguir.

  1. O que significa a palavra “bullying”?
  2. Cite alguns exemplos de bullying.
  3. Explique o significado dos termos “bullying direto” e  “bullying indireto”.
  4. O que pode acontecer com uma pessoa que sofre bullying?

Interpretação de Texto Consciência Negra

  1. Leia o texto a seguir.
  2. Quem foi Dandara dos Palmares?
  3. Quem escreveu o livro sobre as lendas de Dandara?
  4. As lendas de Dandara contam uma história verídica?
4.7/5 - (4 votes)

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here