O que é P.S.

Siglas, muito recorrentes no cotidiano, são abreviações de certos nomes formadas, normalmente, pelas primeiras palavras ou sílabas de determinada nomenclatura. Elas são frequentemente utilizadas com o intuito de reduzir denominações de instituições, de programas sociais, entre outros. A sigla P.S. (post-scriptum) é derivada do latim e é uma das siglas mais famigeradas mundialmente, sendo, portanto, muito utilizada nos meios de comunicação.

A sigla originalmente era empregada em documentos manuscritos, com a intenção de acrescentar algo substancial ao texto – que, por esquecimento, não tinha sido adicionado em seu desenvolvimento – sem ter que reescrevê-lo para isto.

Porém, apesar de popular, muitas pessoas não sabem o significado da sigla P.S. ou como se deu seu surgimento. Portanto, a seguir, veja algumas curiosidades sobre a abreviação.

O que Significa a Sigla P.S.
O que Significa a Sigla P.S.

O que Significado P.S.:

A tradução de post-scriptum do latim é “escrito depois”. Como mencionado, o P.S. era utilizado, em sua origem, como forma de acrescentar informações adicionais a um manuscrito.

Entretanto, no contexto atual, a sigla é normalmente empregada para destacar certas informações ou apenas para comunicar algo que desfoque do assunto central do documento.

Por exemplo: P.S. é demasiadamente usado em textos digitais, nos quais é facílimo corrigir inadequações, fato esse que evidencia o quão comum é o emprego da sigla apenas como uma forma de salientar dados.

Significado de PS no Facebook e no WhatsApp:

Tanto no Facebook e no WhatsApp, quanto nas demais redes sociais, é frequente que P.S. seja utilizado apenas com o intuito de ressaltar algo, como uma brincadeira ou uma piada.

Por exemplo: no Facebook, o uso da sigla é feito principalmente por páginas públicas de artistas e de celebridades com o objetivo de informar às pessoas que acompanham seus trabalhos sobre novos eventos.

Significado de P.S. em outras línguas:

Em outras línguas, P.S. pode significar algo distinto. No Alemão, como exemplo, a sigla indica a abreviação de potência, enquanto no inglês, P.S. pode equivaler a Serviço Premium, prestabilidade oferecida pela United Airlines, companhia área norte-americana. Também para a língua inglesa, é possível que a sigla seja empregada para indicar o livro dos salmos.

Ainda no português, P.S. pode ter outras aplicações; é usado, por exemplo, para representar o Partido Socialista brasileiro, além de também ser empregado para designar prontos socorros, na área médica.

Exemplos de frases que empregam a sigla

A seguir serão escrutinadas duas situações nas quais cabe a utilização do P.S.:

  • Em e-mails:

Bom dia, Ricardo.

Seguem anexados os documentos que me responsabilizei por repassar a você.

Atenciosamente, Cristina R.

P.S.: Os formulários que deveriam ser entregues amanhã podem ser expedidos apenas após o final de semana.

  • Em publicações:

A noite de ontem foi maravilhosa, obrigado a todos que compareceram na apresentação.

Abraços, Guilherme.

P.S.: Na próxima sexta farei uma palestra em SP; demais informações serão disponibilizadas no decorrer da semana.

Curiosidades sobre a sigla P.S.:

Em 2003 foi publicado um livro com o título “P.S. Eu te amo”, o qual foi adaptado para o cinema no ano de 2007. O enredo da obra gira em torno de uma mulher jovem que desenvolveu depressão por ter perdido seu marido. Porém, a partir de seu 30º aniversário, ela recebeu, durante um ano, cartas mensais escritas pelo seu falecido esposo. A obra conta como se deu o desenvolvimento disto. O renome do filme foi enorme, o que aumentou ainda mais a popularidade da sigla P.S.

 

Filme e Livro "P.S eu te amo"
Filme e Livro “P.S eu te amo”

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here