Atividades para Dia do Índio 2020

0
23
Dia do Índio
Dia do Índio

O Dia do Índio é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário escolar brasileiro. Por meio desta data, o pedagogo ou professor pode trabalhar os aspectos da cultura folclórica e, consequentemente, brasileira. O Dia do Índio é comemorado todos os anos no dia 19 de abril, devido o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu em 19 de abril de 1940 e possuía o objetivo de reunir os principais líderes indigenista de várias regiões do continente americano.  Então, ter algumas ideias de atividades para Dia do Índio? Leia o artigo abaixo!

Dia do Índio
Dia do Índio

Atividades para Dia do Índio para Berçário

As atividades para Dia do Índio para berçário devem ser leves e alegres para que consiga conquistar atenção da criançada. Crianças nessa fase do ensino costumam perder atenção em poucos segundos. Portanto, é essencial que os exercícios transmitidos pelo professor consigam atrair concentração.

Uma das sugestões de atividades para o dia do índio pode ser teatro de fantoche. Durante a apresentação, o professor pode conquistar a atenção das crianças por meio da contagem de histórias indígenas e com personagens em fantoches.

O professor também pode introduzir o dia do índio no cotidiano escolar por meio de exercícios de pinturas de desenhos. Desta forma, as crianças já começaram familiarizando com os itens e a própria comunidade indígena.

Atividades para Primeiro Ano

Os exercícios do dia do índio para 1 ano da educação infantil obrigatoriamente devem apelar para questões que chamem atenção do estudante, fazendo com movimente-se e pense em suas ações. Uma das atividades que podem ser facilmente realizada em sala de aula é a brincadeira da árvore com frutas.

Esse tipo de exercício permite que seja abordado o cotidiano do índio e suas formas de alimentação. A execução da brincadeira consiste na seguinte maneira: objetos que simulem as frutas devem ser pendurados e os estudantes devem acertar com uma bolinha. O professor pode passar algumas instruções, como estender o braço e olhar fixamente para o alvo.

Atividades do Dia do Índio Segundo Ano

As atividades do dia do índio 2º ano devem exigir raciocino e lógica dos estudantes. Na ocasião, os professores podem trabalhar na confecção de cocar de índio ou também elaborar vasilhas e outros utensílios com argila produzidas para crianças. Ao término da confecção, os próprios alunos podem pintar suas produções conforme a cultura indígena. Outra atividade pode ser caça-palavras temático.

Atividades para Terceiro Ano

Uma das atividades do Dia do índio para estudantes do 3º ano pode ser uma roda de conversa em sala-de-aula ou no próprio pátio da escola. O professor pode instigar alguns questionamentos, como: quem é, onde vive, vestimentas, pinturas e brincadeiras da comunidade indígena. Por meio dessa atividade, o pedagogo estará abordando conceito étnicos e de cidadania.

Dia do Índio Quarto Ano

Já as atividades do Dia do Índio para 4º ano devem exigir mais do conhecimento dos estudantes. Esses exercícios devem partir da leitura e interpretação de texto e, depois, impor alguns questionamentos relacionados. É importante o professor observar o desempenho dos estudantes na interpretação dos textos repassados, caso esteja com baixo nível, é importante reforçar o exercício de leitura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here