Entre os programas que oferecem apoio financeiro aos estudantes brasileiros, o FIES é um dos que mais se destaca. Sendo assim vale a pena que os interessados e os estudantes que já são beneficiários do FIES saibam como os principais processos do programa funcionam, como é o caso do próprio Cancelamento FIES 2021.

Cancelamento FIES 2021
Cancelamento FIES 2021

Como Funciona o Cancelamento FIES 2021

Com a crise financeira que vem afetando o país ao longo dos anos, muitas famílias brasileiras tiveram o seu poder financeiro cada vez mais reduzindo, deixando muitas famílias sem capacidade de arcar com as propinas universitárias de seus educandos.

Pensando justamente nisso, em 1999 fui instituído o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por iniciativa do próprio Ministério da Educação. Essa iniciativa é possível graças a quantidade considerável de instituições de alta qualidade que anualmente se aliam ao FIES para tornar possível a entrega do financiamento aos alunos que realmente precisam desse auxilio.

Como Funciona o Cancelamento
Como Funciona o Cancelamento

No entanto, apesar do financiamento oferecido pelo programa ajudar nos estudos, por algum motivo, durante o período de entrega do auxílio o estudante pode desejar fazer o cancelamento do suporte. Isso é bem comum em situações em que o estudante ganha uma bolsa de estudos ou ingressa numa universidade da rede pública.

Quando o cancelamento é solicitado pelo estudante, diversos elementos devem ser considerados para se definir o modo de reembolso do valor devido ao FIES. Saiba mais acerca disso, já a seguir.

VEJA AINDA:


Como Cancelar o FIES

O cancelamento do FIES pode ser feito por meio do sistema informatizado do programa – SisFies Aluno. Primeiro, é preciso que o pedido seja submetido no portal entre os dias 1 e 15 de cada mês. Para seguir por esse processo será necessário acompanhar o passo a passo abaixo:

  • Entre no site oficial do SisFies Aluno;
  • Em seguida indique as informações que são solicitadas (CPF e senha cadastrada);
  • Agora dentro da página do estudante busque pela opção de “Encerramento”;
  • Feito isso, será preciso escolher a opção de encerramento que melhor se adéqua ao seu caso. Leia muito bem a descrição de cada opção antes de seguir em frente.
Como Cancelar o FIES
Como Cancelar o FIES

Tendo selecionado a opção de encerramento, você precisará de informar os dados finais para em seguida confirmar o encerramento do FIES.


Tipos de Cancelamento FIES 2021

A modalidade de encerramento do FIES escolhida pelo aluno define o modo como ele quitará os seus débitos com o FIES. Por isso, é preciso que você conheça muito bem cada um dos tipos de cancelamento do FIES antes de seguir por esse processo.

Veja a descrição de cada um dos 4 tipos de cancelamento do FIES, já a seguir:

  • Liquidar saldo devedor no ato do encerramento – para o encerramento imediato e em fase única do FIES, essa modalidade é perfeita. Aqui a dívida com o FIES deve ser liquidada de forma total no momento do encerramento.
  • Permanecer na fase de utilização – para continuar na mesma faculdade e curso, e ainda não fazer o pagamento do FIES duma só vez, é preciso optar por esse tipo de cancelamento. Aqui o valor devido deve ser pago no prazo estabelecido no contrato inicial, apesar disso, ainda é preciso pagar o valor correspondente a amortização e a carência (18 meses);
  • Antecipar a fase de carência – por essa opção o aluno dispensa os 18 meses de carência e passa logo para a fase de amortização onde é feito o pagamento das parcelas trimestrais logo depois da assinatura do termo de encerramento;
  • Antecipar a fase de amortização – por essa opção o aluno dispensa o pagamento em parcelas trimestrais e passa a ter um prazo de pagamento igual a 3 vezes o período utilizado no financiamento mais um ano.

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here