Não são todas as pessoas que podem pagar por uma boa profissionalização. Pensando nisso, a Prefeitura da Cidade de Recife adotou o Qualifica Recife 2021, um programa que capacita gratuitamente a população. Neste artigo, reunimos todo o material que você precisa conhecer sobre esse projeto. Saiba mais a seguir!

Adentrar no mercado de trabalho e ser bem sucedido tem se tornado cada vez mais difícil, principalmente para pessoas não qualificadas. Então, quanto mais capacitado for o candidato, maior a chance de ele conquistar uma vaga de emprego. Por causa disso, tem aumentado consideravelmente a procura por cursos profissionalizantes.

Qualifica Recife 2021
Qualifica Recife 2021

O que é o Qualifica Recife 2021

O Qualifica Recife 2021 é um programa da Prefeitura de Recife, capital de Pernambuco. O intuito do projeto é oferecer, de maneira totalmente gratuita, cursos de capacitação aos cidadãos recifenses, principalmente à parcela mais carente dessa população.

O programa oferece tanto qualificações mais simples, voltadas a quem ainda não possui especializações, quanto qualificações mais complexas, que são voltadas para quem já tem conhecimento em determinada área. Atuando desse modo, o Qualifica Recife tem possibilitado que muitos recifenses mudem as suas vidas, conquistando empregos bem remunerados ou até abrindo os seus próprios empreendimentos.

Confira alguns dos cursos de profissionalização oferecidos:

Requisitos Qualifica Recife 2021

Para participar do Qualifica Recife 2021, o candidato deverá atender às exigências impostas pelo programa, que são:

  • Possuir a idade mínima obrigatória para o curso desejado (essa idade varia de acordo com a profissionalização);
  • Possuir a escolaridade mínima obrigatória para o curso desejado (a escolaridade também varia conforme a profissionalização);
  • Não estar participando, no momento da matrícula, de outro curso oferecido pelas Escolas de Educação Profissional do Recife;
  • Não ter desistido, sem apresentar justificativa, de quaisquer cursos oferecidos pelas Escolas de Educação Profissional da Prefeitura do Recife nos últimos dois semestres.

Curso Qualifica Recife

O Qualifica Recife disponibiliza mais de 5 mil vagas, que são divididas entres os diversos cursos oferecidos pelo programa. Essas qualificações abrangem diferentes áreas do mercado de trabalho, oferecendo amplas escolhas para os alunos.

As aulas são ministradas nas Escolas de Educação Profissional da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Além disso, os cursos costumam durar por volta de 05 meses, mas essa duração pode variar de acordo com a capacitação escolhida pelo candidato durante a matrícula.

Inscrição Qualifica Recife 2021

A inscrição no Qualifica Recife deve ser realizada pela internet, por meio de uma plataforma on-line, durante o período indicado. Abaixo, ensinaremos o passo a passo de como se inscrever no programa.

  • Acesse o site do Qualifica Recife, clicando aqui;
  • Realize o seu cadastro na plataforma;
  • Indique o seu curso de preferência e informe os demais dados solicitados (cada candidato deve se inscrever em somente um curso);
  • Leia os editais, as normas e as condições;
  • Confira os seus dados e, caso todos estejam corretos, confirme a sua inscrição (não são permitidas alterações cadastrais posteriormente);
  • Salve o seu comprovante de inscrição, a data e as documentações necessárias

Vale ressaltar que o Qualifica Recife é bastante concorrido, então é importante que você se atente ao período de inscrições para garantir a sua vaga. Os alunos são selecionados de acordo com a ordem em que se inscrevem, então a rapidez durante a inscrição é o fator determinante para a sua seleção.

A lista de selecionados também é feita de acordo com a ordem de inscrição dos participantes, sendo divulgada na plataforma do programa.  vale lembrar que não há repescagem, então não se inscreva em um curso se você não tem o objetivo de cursá-lo, pois a sua vaga não será redirecionada a outro interessado.

Matrícula Qualifica Recife 2021

Quando for liberada a lista de selecionados, é de suma importância que o candidato efetive a sua matrícula e garanta, assim, a sua vaga.

Para isso, ele deve se dirigir à unidade de ensino a qual foi designado com os seguintes documentos originais e as suas respectivas cópias.

  • Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado escolar ou declaração de matrícula;
  • Comprovante de residência atualizado dos últimos três meses;
  • Uma foto 3×4.

Lembrando que os menores de idade devem ir acompanhados de seus responsáveis e que não são permitidas alterações nas inscrições, ou seja, não é permitido mudar a escola ou o curso escolhido.

Confira também essas oportunidades oferecidas pelo SENAC:

Cronograma Qualifica Recife 2021

Por conta da pandemia do coronavírus, as escolas em que seriam ministradas as aulas do Qualifica Recife 2021 foram fechadas, a fim de evitar uma maior disseminação do vírus.

Porém, com o avanço das vacinações, acredita-se que novas turmas devem ser abertas para o segundo semestre de 2021. Então, fique de olho no site e nas redes sociais da Prefeitura do Recife, pois quando for determinado o novo período de inscrições, as informações serão divulgadas por meio desses canais. Não esqueça que a ordem de inscrição é fundamental para que você seja selecionado, permaneça atento a essas páginas para não perder a sua vaga!

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here