Conhecida como a época das flores, o início da primavera é marcado pelo equinócio que acontece no dia em que a estação se inicia. No hemisfério sul a primavera começa em setembro, sendo a estação de transição do inverno para o verão. A palavra primavera significa “Primeiro verão”, e a estação tem esse nome justamente por anteceder a estação verão.

As estações ocorrem por conta da inclinação da terra: no verão, a terra está mais inclinada em direção ao sol, enquanto no inverno a terra está mais afastada dele.

Início da Primavera 2022
Início da Primavera 2022

Início da Primavera 2021

O início da primavera é marcado pelo equinócio, e ocorre no mês de setembro, logo após o inverno. A primavera dura até o mês de dezembro, sendo sucedida pelo verão. As datas podem variar de um ano para o outro, mas de forma geral a troca de estação ocorre a partir do dia 20.

Data do Início da Primavera no Brasil

No ano de 2021, a primavera terá início no Brasil no dia 22 de setembro, uma quarta-feira, dia em que poderemos vivenciar o equinócio anual da primavera.

Equinócio da Primavera

O equinócio, que é o marco do início da primavera, é o dia em que a luz solar incide da mesma forma nos hemisférios norte e sul. Ou seja, nesse dia, a duração do dia e da noite é a mesma, de 12 horas.

Como explicamos anteriormente, as estações do ano ocorrem por conta da inclinação da terra em relação ao sol. Sem essa inclinação da terra, o sol iria nascer e se pôr no mesmo horário, todos os dias, e nós não teríamos as estações do ano.

No dia do equinócio, é como se a terra não estivesse inclinada em relação ao sol, e por isso os raios solares incidem sobre a terra na mesma intensidade nos hemisférios norte e sul, o que proporciona o chamado equinócio. Uma curiosidade é que equinócio significa “noites iguais”, uma palavra derivada do latim.

✅ Saiba também como funciona:

Características da Primavera

A Primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão, que são bem característicos, mas ela também possui suas características marcantes como:

  • A primavera possui temperaturas mais amenas, nem tão frias (características do inverno) e nem tão quentes (como no verão);
  • Aumento da chuva na maioria das partes do país;
  • A primavera também traz um aumento da umidade relativa do ar, devido ao aumento das chuvas;
  • É nesse período também em que muitas espécies saem do período de hibernação que é feito no inverno;
  • Como citamos no início do texto, a primavera é conhecida e chamada também de a estação das flores, pois é nessa estação em que ocorre o desabrochar da maioria das flores.

O Brasil é conhecido por não ter as estações muito bem definidas, e por isso essas características podem ser mais ou menos marcantes de acordo com a região do Brasil. Por exemplo, no Nordeste a temperatura será mais quente e menos amena do que no Sul, mesmo com a primavera.

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here