Atividades de Natal

0
84
Atividades de Natal
Atividades de Natal

Celebrado em 25 de dezembro, o Natal é uma das celebrações mais importantes para o calendário cristão. O prestigio dado à essa data tem motivos: marca o nascimento de Jesus de Nazaré e também sinaliza o início do período de férias e festividades do fim do ano. O Natal é uma das datas que também são trabalhadas no calendário escolar, principalmente durante os anos iniciais da educação infantil. Então, quer ter algumas ideias sobre atividades de natal? Leia o artigo abaixo!

Atividades de Natal
Atividades de Natal

Atividades de Natal para Imprimir

O natal também é a época em que os estudantes estarão iniciando o período de férias escolares. Por isso, as atividades devem ser caprichadas e, ao mesmo tempo, exigir desempenho do aluno em várias áreas do conhecimento, como português e matemática. O professor não deve ter medo de ousar nas atividades que serão aplicadas aos estudantes.

No entanto, nessa busca por avaliações que chamem atenção do estudante, muitos professores acabam não encontrando as mais ideias. Por isso, abaixo selecionamos várias atividades de natal para imprimir. Basta salvar no computador, imprimir e aplicar para os estudantes. Muitos desses exercícios já vêm com cabeçalho com nome da escola, data e nome do estudante.

Atividades de Natal para Creche

Durante a fase da creche, os estudantes não sabem ler, portanto as atividades natalinas devem exigir que os estudantes desenvolvam suas habilidades de pintura e raciocínio. Além disso, os professores também podem captar a atenção das crianças por meio do teatro de fantoche, no qual poderão ser contadas as mais conhecidas histórias envolvendo o natal, como é o caso do nascimento de Jesus Cristo. A creche também pode criar um presépio de papelão e decorá-lo com pisca-pisca.

Desenhos de Natal para Colorir

Além de atividades sobre a história do Natal e de seus personagens, o professor também pode usar essa data para aprofundar no ensino de artes. Isto porque essa festividade é recheada de personagens e objetos simbólicos, como papai noel, árvore de natal, sinos, bota, trenó e presépio.

Portanto, o pedagogo pode estimular a criatividade da criança por meio da pintura, seja com lápis de cor ou tinta. Se preferir, os estudantes também podem preencher os desenhos de natal com outros materiais, como algodão, milho, materiais recicláveis, etc.

É importante que o professor deixe a atividade fluir da maneira do estudante, desta forma, estará ajudando a fomentar a tomada de decisões próprias. O céu é o limite para atividades que envolvam desenhos de natal para colorir.

Atividades de Natal para Alfabetização

Durante a alfabetização, os estudantes já estão dando o primeiro passo para leitura e interpretação de pequenos textos. Por isso, o professor deve aproveitar e aplicar exercícios que exija o esforço do estudante. As atividades de alfabetização devem consiste em ortografia, escrita de mensagem para o colega, leitura e interpretação. Os textos nessas atividades podem abordar significado natal, músicas e outra histórias.

Os estudantes da alfabetização também podem participar da elaboração da decoração natalina da instituição escolar. O professor pode solicitar que eles confeccionem objetos decorativos, como botas, entre outros objetos representativos do natal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here