Atividades para Berçário

0
39
Atividades para Berçário
Atividades para Berçário

O berçário é uma fase da educação infantil que atende as crianças em seus primeiros anos de vida. Entretanto, muitos professores tem algum receio sobre as atividades para berçário, já que nessa fase as crianças muitas crianças não tem distinção sobre o conhecimento. Com isso, muitos professores acabam apenas optando pelos brinquedos. No entanto, isso não deve ser a única forma de aprendizado, existem várias outras atividades para berçário. Abaixo selecionamos alguns exercícios que podem ser repassados na sala de aula!

Atividades para Berçário
Atividades para Berçário

Atividades para Berçário 1

As atividades para berçário 1 devem ser focadas em crianças de 0 à 12 meses. Durante essa fase, as atividades devem ser focadas em volta das principais rotinas do cotidiano, como refeições, tomar banho, explorar o ambiente, movimentar o corpo, descansar e, principalmente, ouvir palavras e histórias.

Atividades para Imprimir

Muito embora nessa fase muitas crianças ainda não saibam pegar no lápis ou caneta, os pedagogos podem aplicar algumas atividades pegando na mão deles. As atividades para berçário 1 devem envolver o desenho da mãozinha, pintar formas geométricas e traçar desenhos. Ou seja, atividades simples, mas que possam provocar a atenção da criançada.

Atividades Lúdicas

As atividades lúdicas também são uma forma de aguçar o desenvolvimento das crianças e também provocar prazer e diversão.

Contar histórias: a contagem de história possibilita que as crianças explorem e viagem para um mundo completamente novo. É recomendável que a contagem de história no berçário seja realizada após o banho ou antes da dormida.

Música: para que as crianças se familiarizem com determinado som de palavras e seja capaz de reconhecer, colocar música é uma ótima atividade lúdica.

Atividades para Coordenação Motora

A coordenação motoro é algo que deve ser trabalhado desde os primeiros meses de vida da criançada, e não há fase melhor do que durante o berçário.

Caminho dos pés: Essa atividade ela é capaz de trabalhar a lateralidade e também o equilíbrio das crianças. O professor deve imprimir as folhas com formato dos pés e elas devem ser colocada no piso em diversas direções. As crianças devem conseguir percorrer o caminho até o final.

Atividades para Berçário 2

Diferente do berçário 1, as atividades para o berçário 2 já podem exigir um pouco mais da criança, pois nessa fase são atendidas crianças com 12 meses à 24 meses. Durante esse período, as crianças já sabem demonstrar medo, fala isoladamente algumas palavras, anda sem pedir ajuda e rabisca coisas.

Para Coordenação Motora

As atividades focadas na coordenação motora também devem continuar durante o berçário 2 para que haja um desenvolvimento constante do corpo da criança.

Chute a letra: essa atividade atua diretamente no direcionamento do pé da criança. Na ocasião, o professor deve escrever a letra num copo descartável grande e depois solicitar que a criança acerte a letra com chute na bolsa.

Pule e Pegue: esse exercício trabalha a disposição e equilíbrio da criança. Determinado objeto, como disco de papel, deve ser pendurado num lugar alto e deve ser pedido para criança pular e tentar pegá-lo.

Atividades de Identidade

A identidade é outro ponto que já pode ser trabalhado durante a fase do berçário. Isto porque a construção da identidade é realizada por meio da integração da criança com a sociedade. Portanto, essas atividades promovem integração e aumenta o conhecimento da criança sobre si mesma. As atividades de identidade costumam solicitar as pessoas do ciclo familiar, comida favorita, cor favorita, data de aniversário, idade, música, nome do professor, entre outros pontos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here