Atividades para Autismo

0
47
Atividades para Autismo

O autismo é um transtorno grave que impossibilita a capacidade das crianças de se comunicar e interagir com a sociedade. Essa condição atinge principalmente o sistema nervoso e pode durar alguns anos ou a vida inteira. Além de afetar a comunicação, o autismo também prejudica o aprendizado em sala de aula. Por isso, os professores que ensinam crianças com essa condição devem planejar algumas atividades específicas. Abaixo, selecionamos alguns modelos de Atividades para Autismo que podem ser impressos e transmitidos para os estudantes.

Atividades para Autismo
Atividades para Autismo

Atividades para Alunos com Autismo

Por apresentar atraso mental e pouca capacidade de interação, os alunos com autismo exigem uma atenção especial em sala de aula. As atividades que serão respondidas por esses estudantes devem ser adaptadas e com período de duração mais longo que os demais. Além disso, os exercícios devem apostar em gráficos e desenhos que podem ajudar na captação da atenção desses estudantes.

Jogo das metades: essa atividade consiste num jogo de cartas com desenho cortada ao meio na qual os estudantes devem achar e juntar as duas metades correspondentes. Essa atividade é essencial para o aprendizado de temas específicos, como frutas e animais.

Adivinhação: essa atividade faz com que as criançadas utilizem seus sentidos, exceto visão, para conhecer e notar o ambiente à sua volta. O professor deve pedir que o estudante feche o olho e tente adivinhar os objetos que serão colocados em suas mãos.

Atividades para Autismo Severo

O autismo é uma condição que exige tratamento semanal para não provocar uma piora, o que pode acarretar em autismo severo. Pessoas com esse estado de autismo exigem ainda mais cuidado e as atividades escolares que provoquem o raciocínio e o desempenho mental dos estudantes.

Bolhas de sabão: além de ser uma brincadeira superdivertida, as bolsas de sabão também são atividades voltadas para autismo severo. O ato de soprar as bolhas de sabão é capaz de atuar em áreas específicas, como habilidades motoras orais. Esse exercício auxilia, principalmente, no processo de linguagem, possibilitando que a fala seja mais simples e fácil.

Teatro de fantoche: essa atividade provoca o aumento do vocabulário e, consequentemente, o aprendizado de novos verbetes por estudantes com autismo severo. A execução dessa atividade consiste em pedir para o estudante escolher um personagem e desenvolver suas próprias histórias. O professor deve estimular a elaboração das vozes dos personagens pelos alunos.

Atividades Pedagógicas para Autismo para Imprimir

Além de atividades práticas, exercícios pedagógicos escritos também podem auxiliar no desenvolvimento das crianças autistas. As atividades devem chamar atenção dos estudantes por meio de assuntos que possam gerar interesses e atenção. Caso seja professor e não tenha ideia de como fazer essas atividades, selecionamos alguns exercícios pedagógicos para autismo abaixo.

Elas podem ser impressas e repassadas para os estudantes. Durante a aplicação, é recomendável que o professor explique pausadamente o que atividade está pedindo para reforçar a compreensão dos estudantes. Confira as atividades pedagógicas para autismo para imprimir:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here