Atividades de Coordenação Motora

0
36
Atividades de Coordenação Motora
Atividades de Coordenação Motora

A coordenação motora consiste na habilidade de utilizar de forma categórica os músculos esqueléticos, favorecendo uma ação mais prática e eficiente. Ela está intimamente ligada ao ambiente escolar, pois atua diretamente na desenvoltura do estudante tanto na sala-de-aula quanto na sociedade. Por isso, o desenvolvimento da coordenação motora é fundamental e também deve ser abordado no ambiente escolar por meio de atividades pedagógicas. Então, quer ter uma ideia sobre modelos de atividades de coordenação motora? Leia o artigo abaixo!

Atividades de Coordenação Motora
Atividades de Coordenação Motora

O que é Coordenação Motora Fina?

A coordenação motora é separada em duas modalidades: fina e grossa. A coordenação motora fina é a responsável pela movimentação de órgãos como as mãos e os pés. Isto porque ela fica encarrega da movimentação de pequenos músculos. A coordenação motora fina está intimamente relacionada a habilidades como bater palmas, desenhar, escrever, pintar, recortar ou até mesmo apertar.

Atividades para Desenvolver Coordenação Motora Fina

Não é preciso de muito investimento para desenvolver a coordenação motora fina. A grande vantagem desses exercícios é que podem ser confeccionados e executados com grande facilidade. Os materiais usados custam pouco ou podem ser feitos com itens que você tem em seu armário de casa.

Elástico na Lata

Para executar essa atividade, o professor deve providenciar uma lata e uma boa quantidade de elásticos de escritório (também conhecido como liga), que podem ser comprados em papelaria. A criança deve encaixar as ligas na caixa. Atenção: preste atenção na lata, para que não tenha parte cortantes.

Botão no Potinho

Além de trabalhar a coordenação motora fina, essa atividade também pode ser utilizada por professores e pedagogos para o ensino das cores. Para realizar essa atividade, os profissionais devem comprar potes coloridos e botões da mesma cor. Faça um furo na tampa do pote e solicite que as crianças coloquem cada botão no pote correspondente.

Atividades de Coordenação Motora Grossa

A coordenação motora grossa envolve a utilização de conjunto de músculos maiores. Esse tipo de coordenação é responsável por habilidades como descer escadas, correr, pular e chutar. Assim como a fina, a coordenação grossa também deve ser desenvolvida por meio de atividades.

Dançar

Além de desenvolver a coordenação motora grossa, a dança garante momentos de diversão e socialização dos estudantes. Os professores podem escolher tanto músicas infantis quanto populares brasileiras. O importante aqui é deixar ninguém parado.

Circuito de Obstáculo

Neste exercício, pode ser colocado determinado obstáculo no caminho, e a criança deverá pular ou desviar. Os obstáculos podem ser garrafas PET ou até mesmo almofada. Mas, recomende que as crianças tenham bastante cuidado.

Atividades para Maternal de Coordenação Motora

Assim como existem atividades práticas, também tem alguns exercícios teóricos que podem ser utilizados para o desenvolvimento da coordenação motora. Esses exercícios podem ser aplicados para estudantes do maternal e consistem em tracejar, ligar ou até mesmo pintar. Abaixo selecionados algumas atividades para maternal de coordenação motora que podem ser impressos e repassados para estudantes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here