Atividade de Interpretação de Texto 3º Ano – Sem dúvidas, o português é um dos idiomas mais complexos da atualidade. A língua se originou do latim, e é falada por milhões de pessoas em todo o mundo, como é o caso do Brasil.
Cada estado brasileiro possui sua história, sua cultura e seus costumes, o que se reflete diretamente na nossa língua, que possui, por conta disso, diversas variantes linguísticas. Isso influencia tanto a escrita quanto a pronúncia de muitos termos.

Então, para evitar erros de entendimento, foi convencionada uma norma padrão, para que trabalhos e textos fossem escritos de forma padronizada. Normalmente, nós começamos a aprender essas normas ainda nos primeiros anos do ensino fundamental, durante as aulas de interpretação e produção de textos.
Pensando na dificuldade dessa disciplina, nós decidimos desenvolver várias atividades com temáticas voltadas para o assunto! Veja mais a seguir!
Confira mais atividades da língua portuguesa:
Atividades de Interpretação do 3º Ano para Imprimir
Uma boa interpretação de texto, assim como uma boa escrita, é alcançada a partir de muito treino. Por isso, nós começamos a produzir e interpretar textos ainda muito cedo, para que possamos nos acostumar com os diversos formatos textuais e para que sejamos capazes de desenvolver nossas ideias.
Veja, a seguir, as duas listas de atividades que trouxemos para você treinar com seus filhos!
Atividades de Interpretação do 3º Ano em Word
Veja, a seguir, a atividade de interpretação que elaboramos! Caso prefira, ela pode ser facilmente transferida para o Word, basta copiar o exercício, colá-lo em um novo documento (mantendo a formatação original) e imprimi-lo!
Leia o texto a seguir.
Você sabia que, durante uma das edições da Copa do Mundo, um jogador realizou um gol descalço? Surpreso? Eu também estaria, mas por mais surpreendente que pareça, isso realmente aconteceu!
O jogo ocorreu na França, em 1938, quando o Brasil enfrentou a Polônia debaixo de uma intensa chuva.
Por conta do gramado molhado, o brasileiro Leônidas da Silva perdeu uma de suas chuteiras no meio do jogo, mas mesmo descalço, ele conseguiu marcar um gol para o seu país!
- Qual foi o acontecimento marcante que ocorreu na copa de 1938?
- Qual país o Brasil enfrentou nesse jogo?
- Por que o jogador fez um gol descalço?
- Em que ano aconteceu esse jogo?
- Em que país aconteceu esse jogo?
Atividades de Interpretação do 3º Ano em PDF
Gostou da atividade anterior? Então veja a outra lista de exercícios que preparamos! Ela também pode ser transferida para o Word ou convertida em PDF. Para isso, basta copiar o conteúdo, colá-lo na formatação original em um novo documento, salvá-lo em PDF e depois imprimi-lo!
- Leia o texto abaixo.
Todos os dias, a raposa Lalá vai visitar a coruja Fefê.
A raposa e a coruja são amigas há dois anos.
Fefê sempre recebe Lalá na porta de sua casa.
Lalá sempre leva uvas para Fefê, a comida predileta da coruja!
- Quem são Lalá e Fefê?
- Qual a comida preferida de Fefê?
- Onde Fefê recebe Lalá?
Atividades de Interpretação de Texto com Imagem
Muitas crianças preferem as atividades que possuem imagens, por ser algo mais lúdico e de fácil compreensão. Pensando nisso, separamos uma para vocês! Imprima e responda!
- Leia o texto abaixo e pinte as imagens.
- Por que Oscar se assustou?
- Onde Oscar jogou a máscara? A atitude dele foi correta?
- Como estava a máscara?
Atividades com Fábulas para Interpretação de Texto
Seu filho gosta de fábulas? Sim? Então não deixe de resolver com ele a atividade que separamos a seguir!
- Leia a fábula abaixo.
- Quem são os personagens da fábula?
- O que a formiga fez durante o verão?
- O que a cigarra fez durante o verão?
- Qual a moral da história?
Atividades com Gabarito de Interpretação de Texto
Nós também decidimos separar uma atividade de interpretação com o gabarito das respostas. Veja os exercícios a seguir e os resolva!
- Leia e interprete o texto a seguir.

- O texto fala sobre uma invenção criada há cerca de 6.000 anos. Que invenção é essa?
- Como as coisas eram transportadas pelo homem antes da invenção das rodas?
- Quem é o autor do texto? Qual a classificação desse texto?
- Por que o homem decidiu criar a roda?
- Como seria o mundo se a roda não tivesse sido inventada?
Confira mais atividades de língua portuguesa:
Gabarito:
- Segunda questão:
A invenção citada no texto é a roda.
- Terceira questão:
Antes da invenção das rodas, os homens carregavam as coisas com a ajuda das mãos, dos braços e das costas.
- Quarta questão:
A autora do texto é a escritora Alice Gomes. O tipo de texto é informativo, uma vez que ele apresenta informações ao leitor.
- Quinta questão:
O homem decidiu criar a roda, pois ele percebeu que, ao arrastar as coisas em vez de carregá-las, ele se cansava menos.
- Sexta questão:
Caso a roda não tivesse sido inventada, o mundo seria muito menos desenvolvido do que é hoje. Os veículos não teriam sido inventados, nem poderíamos viajar com agilidade, por exemplo.