ensino religioso é muito importante para as crianças por envolver reflexões sobre a vida, costumes, valores e fundamentos das principais religiões que existem no mundo. Os professores da educação religiosa devem introduzir nas crianças a importância da liberdade religiosa, além de levantar questões, dúvidas e respostas que envolvem as religiões. A intenção das atividades de ensino religioso é propor reflexões as crianças quanto a vida, a morte, sonhos, realizações, família, escola e tudo que envolve a realidade que as cercam. Além disso, a religião também atinge questões sobre a cidadania e a compreensão das pessoas em geral.

Atividades de Ensino Religioso
Atividades de Ensino Religioso

Atividades de Ensino Religioso para Imprimir

Primeiramente o educador irá introduzir o assunto da religião para as crianças criando todo um processo de reflexão e questões. O assunto deve ter o objetivo de entrar em caminhos para o entendimento da própria pessoa e também de toda a humanidade.

Muitas vezes os assuntos abordados pela religião podem criar muitas dúvidas e questionamentos, por isso é importante colocar alguns tipos de atividades do ensino religioso para as crianças e jovens.

Para conseguirem entender melhor a vida e compreender as atividades humanas e seus comportamentos, existem exercícios na internet importantes para a interação das crianças em todo esse processo de conhecimento em Deus, religiões, vida e sociedade:


Atividades para 3º Ano

O processo de inicialização do ensino religioso para as crianças começa apresentando Deus, as suas palavras através da Bíblia, ensinamentos quanto a convivência em sociedade e a importância do bem e de tudo que envolve essas questões.

Também é importante ressaltar que o terceiro ano do ensino fundamental é, normalmente, o início do processo de aprendizado ao ensino religioso. É apresentado além de tudo que falamos anteriormente, também a importância da família na vida das crianças, o poder da fé e da crença em Deus e de palavras que envolvem justiça, generosidade, bondade, compreensão etc. Veja alguns exercícios para isso abaixo:


Atividades para 4º Ano

No quarto ano do ensino fundamental a criança ainda vai continuar aprendendo sobre o ensino religioso e compreendendo cada vez questões mais profundas de Deus, família, fé, Bíblia e palavras boas que fazem com que o convívio social seja melhor e mais compreensivo.

Além de palavras chaves para envolver a criança no ensino religioso e na bondade do dia a dia, o educador pode começar também com atividades de interpretação de textos sobre a educação religiosa. Isso ainda ajuda a criança a melhorar a sua leitura também. Veja detalhes logo abaixo:


Atividades para 5º Ano

Ainda dentro do projeto para o ensinamento religioso, as escolas continuam o aprendizado no quinto ano do ensino fundamental, adentrando sobre outras questões que envolvem a religião, como o amor, a justiça, obediência, respeito aos pais, professores etc.

Os textos religiosos nesse momento são maiores, com maior interpretação de texto e que exigem mais da criança o aprendizado de novas palavras. Quer ver esses exercícios? Veja abaixo:


Textos para Interpretação de Ensino Religioso

Além de ajudar a criança a entender melhor a vida, Deus, a sociedade e tudo que está ao seu redor, os textos do ensino religioso também auxiliam na leitura da nossa Língua Portuguesa, na interpretação de textos, na escrita e no pensamento crítico.

Podemos encontrar exercícios que envolvem a interpretação de texto de ensino religioso abaixo:

4.5/5 - (19 votes)

1 COMENTÁRIO

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here