Modelo de Plano de Aula

0
106

Ser professor exige vocação e, principalmente, disciplina para conseguir transmitir todo conhecimento aos estudantes. Uma das formas de organização das aulas ministradas é por meio de modelos de planos de aula, que exemplifica cada ação deve ser executada durante a semana, mês e ano letivo. Então, quer saber o que é plano de aula e conferir modelo de plano de aula para ensino fundamental, infantil, português e matemática? Leia o artigo abaixo!

O que é plano de aula

O plano de aula é uma ferramenta estratégica considerada essencial para conseguir atingir o objetivo, que é transmitir conhecimento e educar os estudantes. Esse plano é responsável por conduzir a elaboração dos exercícios e também as ações em sala-de-aula.

Portanto, os profissionais da educação que costumam montar o plano de aula constantemente possuem mais chance de ser claro e eficaz no processo de aprendizagem. Isto é repercutido diretamente em sala de aula, com explicações que chamam atenção e menos monotonia e desorganização.

O que é Plano de Aula
O que é Plano de Aula

Modelo de Plano de Aula

O plano de aula é um documento que pode ser usado em todos os segmentos da educação, como infantil, ensino fundamental ou médio. Para ter um plano de aula eficaz, é fundamental que esse seja formatado de acordo com seis pilares: objetivos, conteúdo, métodos ou estratégias, recursos didáticos e, por fim, avaliação. Atualmente, existem diversos modelos de plano de aula, por isso escolhemos alguns dos principais, como plano de aula infantil, ensino fundamental, português e história.

Modelo de Plano de Aula Infantil

A educação infantil é um segmento que exige principalmente organização por parte dos professores, já que muitos deles podem acabar se perdendo com a agitação das crianças. Para montar um plano de aula infantil, o pedagogo deve levar em consideração alguns pontos, como: conteúdo, estratégia e avaliação. Na maioria das vezes, o plano de aula infantil é voltado para recorte e colagem, labirinto, desenho livre, pintura, brincadeiras, traçados, cor, forma, tamanho e letras.

Modelo de Plano de Aula Ensino Fundamental

Os planos de aula para ensino fundamental devem levar em consideração alguns questionamentos, como: ‘o que pretendo alcançar?’, ‘como alcançar?’, ‘em quanto tempo?’, ‘o que fazer e como fazer’, e ‘como avaliar o que foi alcançado’. Para cada pergunta, o professor deve analisar a situação da turma em que ministra as aulas e preencher o plano de aula.

Plano de Aula Português

Língua Portuguesa é uma das principais disciplinas do ensino brasileiro, e assim como as demais também exige um plano de aula. Esse documento deve ser elaborado de acordo o conteúdo programático definido pela coordenação escolar e também com a grade curricular do Ministério da Educação (MEC).

Plano de Aula História

Em muitas ocasiões, a carga horária do ensino de história é menor que língua portuguesa e matemática, por exemplo. Por isso, os professores devem se atentar ainda mais à organização das aulas e ir direto ao assunto, sem arrodeio. A estrutura do plano de aula de história é bem similar ao de outras matérias, com as mesmas perguntas a serem respondida, o que muda são os assuntos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here