Cladograma

0
53
Cladograma
Cladograma

No estudo da biologia, existem diversos diagramas que auxiliam no entendimento da evolução animal e humana, entre eles o cladograma. Assim como outros assuntos que permeiam o campo da biologia, o cladograma também um ponto complexo de ser compreendido. Por isso, neste artigo, explicaremos o que é, como fazer e exercícios que podem auxiliar na fixação do diagrama.

Cladograma
Cladograma

O que é um Cladograma

O cladograma é um assunto que está incluso dentro da filogenia. Ela possui o objetivo de constituir hipóteses referentes às narrativas evolutivas das espécies, começando pelos seus ancestrais e se estendendo até os seres vivos. Nesse campo, o cladograma é um diagrama em que são exemplificadas as relações evolutivas dos seres vivos. Atualmente, esse diagrama é constituído de raiz, nós, ramos e terminais.

Uma grande dificuldade dos alunos que estão estudando esse assunto é sobre como realizar a leitura. Isto porque compreender cada ponto desse diagrama é fundamental para responder futuras questões que venham abordar esse assunto. A leitura é muito fácil, basta prestar atenção à explicação.

No cladograma, a base que origina os ramos é denominada de raiz, e os pontos de onde origina os ramos são nomeados de nós. Eles simbolizam os ancestrais comuns para todos os conjuntos que estão em cima do nó. Os conjuntos que são descentes evolutivo desse ancestral são colocados no ponto mais alto dos ramos, cujo são chamados de terminais.

Importância dos Nós

Nesse diagramam, cada “galho” representa uma subdivisão. Sendo o “nó” onde o galho encontra o tronco, também importante. Cada nó representa um marco evolutivo, ou seja, naquele ponto houve uma evolução, e a partir disso, se cria uma nova subdivisão.

Podemos usar um exemplo do dia a dia, levando em consideração você criança, e você agora. Quando o primeiro marco evolutivo acontece, sua vida muda completamente.

Como Fazer Cladograma

Nas atividades avaliativas, muitos professores costumam solicitar a elaboração de um cladograma. Na montagem desses diagramas, é necessário levar em consideração alguns pontos que são relevantes para execução bem-sucedida, são elas:

  • Antes da elaboração, observe atentamente as diferenças e semelhantes entre as espécies analisadas e também sua relação evolutiva. Para facilitar a compreensão, monte uma tabela com nome dos seres e suas características.
  • Após a elaboração da tabela, analise todos as informações que tem disponível.
  • Feita a análise, inicie a elaboração do cladograma.
  • Preencha o diagrama com os seres e as características que estão presentes na tabela elaborada. No terminal, devem ser colocado o nome da espécie ao término das retas paralelas e suas respectivas características no “nós”. A ordenação das características é essencial na elaboração do cladograma. Na ocasião, da direita para esquerda devem ser imposta as mais comuns, ou seja, que estão presentes em todas as espécies que estão localizadas na esquerda.
  • Pronto, seu diagrama animal estará criado.
Como Fazer
Como Fazer

Exercícios

O cladograma é um assunto que é abordado constantemente em questões de vestibulares, como FATEC, Faminas, UFU, UFMG e, principalmente, ENEM. Por isso, é essencial que o estudante esteja bastante afiado sobre os principais pontos que envolvem esse diagrama. Uma maneira de aprimorar o desempenho é respondendo algumas questões sobre esse assunto. Algumas plataformas como a Brasil Escola e InfoEscola, por exemplo, disponibilizam simulados com questões sobre filogenia e cladograma gratuitamente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here