O que é escroto?
São muitos os dialetos que foram criados com o objetivo de denominar algo e passaram a indicar outras situações ou coisas no gosto popular. Foi o que ocorreu com o termo escroto, o qual, originalmente, indicava apenas parte do órgão genital masculino. Entretanto, com o decorrer do tempo e a popularização da expressão, adquiriu outra acepção; veja-a a seguir.

O que significa escroto?
“Escroto” possui dois significados; enquanto um deles faz menção à bolsa que envolve as gônadas sexuais masculinas, o outro se refere a uma forma pejorativa de denominar alguém.
Confira também sobre:
Significado científico de escroto
“Escroto” é uma das denominações de “saco escrotal”, uma espécie de bolsa que encobre externamente os dois testículos dos machos. Esse invólucro é importante exatamente por proteger os testículos, que são as estruturas responsáveis pela produção dos espermatozoides, os gametas masculinos. Ele localiza-se logo abaixo do pênis e em posição anterior ao ânus.
Nos seres humanos, a bolsa escrotal é dividida em duas partes, sendo que cada uma envolve um dos testículos. Além disto, o escroto é formado por sete camadas de tecido, sendo a mais externa a mais fina e a mais vulnerável às variações de temperatura.
Duas das camadas teciduais que formam essa bolsa são musculares, o que permite ao escroto diminuir ou aumentar de tamanho conforme a temperatura, algo substancial, já que os gametas são extremamente sensíveis ao calor ambiente e necessitam da temperatura adequada, a qual é cerca de 34ºC, para que uma maturação apropriada.
Por exemplo: caso o escroto não tivesse a funcionalidade de se expandir ou de se contrair, o processo de amadurecimento dos espermatozoides seria extremamente prejudicado, o que resultaria em gametas anormais, isto quando os mesmos não fossem destruídos.
Exemplos de frases
A seguir serão exemplificadas sentenças nas quais o termo “escroto” é aplicado com o seu significado científico.
- “Hoje, na aula de biologia, foi ensinado sobre o escroto; ele consiste em um invólucro dos testículos”;
- “Conforme os urologistas, neoplasias nos testículos são facilmente curadas, desde que detectadas no início; logo, é importante ficar atento a qualquer modificação do saco escrotal, além de também ser substancial consultar um médico periodicamente”.
Significado popular de escroto
Popularmente, o termo “escroto” é utilizado para chamar alguém de forma depreciativa; nesse sentido, a palavra equivale a expressões como mesquinho, grosseiro, ordinário, reles, entre outros.
Exemplos de frases:
Veja, em seguida, a ilustração de três frases nas quais a palavra “escroto” é usada em seu sentido popular.
- “João foi chamado de escroto pelos colegas de classe após toda a sala ter sido penalizada por ele não ter admitido sua culpa no transtorno que causou”;
- “O chefe foi apelidado de escroto pelos seus funcionários após ordenar que todos fossem trabalhar na véspera de natal; ele avisou que o empregado que descumprisse a ordem estaria passível à demissão”;
- “A professora de literatura levou a letra de “Bichos escrotos”, da banda Titãs, para ser analisada em sala de aula; ela também pediu que os alunos interpretassem o significado do termo “escroto” no contexto da música”.