O que é TPM
O que significa TPM em sua abreviação é Tensão Pré-Menstrual, cujo o seu significado se refere aos sintomas psíquicos e físicos que se manifestam nas mulheres nos dias antecedentes a menstruarão.
A TPM é causada pela a instabilidade dos hormônios durante esse período, que tem influência na transmissão de neurotransmissores de sustâncias que impulsionam o sistema nervoso.
Significado de TPM
A TPM é um problema comum que atinge todas as mulheres, os sintomas que aparecem nesse período são a mastalgia, que é sensibilidade constante nas mamas, irritabilidade, dor de cabeça, bastante inchaço e cansaço, ansiedade devido a retenção de liquido do corpo.
Vontade de chorar é comum também nesse período, dificuldade de concentração dentre outros sintomas, que pode variar de mulher para mulher.
A TPM é a síndrome pré-menstrual, é o período que antecede da menstruação, esses sintomas geralmente desaparecem no primeiro dia de fluxo de menstruação.
Essa tensão é por conta do desiquilíbrio hormonal, por isso, tem a interferência do sistema nervoso central, essa síndrome é acompanhada durante o período menstrual da mulher, esse sintoma é normal.
Sintomas da TPM
Sintomas Físicos
- Acne;
- Aumento de peso;
- Inchaço nas mamas;
- Dores na musculatura;
- Dor de cabeça;
- Distensões gasosas.
Sintomas Emocionais
- Sintomas de depressão;
- Irritabilidade;
- Sonolência;
- Insônia;
- Falta de apetite ou fome em excesso;
- Cansaço;
- Dificuldade de concentração;
- Ansiedade.
O que caracteriza a TPM é o aparecimento de todos esses sintomas, que desaparecem junto com o fluxo da menstruação.
As mulheres neste período costumam a ficar mais melancólicas, sensíveis e carentes de atenção.
A TPM é um problema que se não for controlado pode atrapalhar a vida de uma mulher de maneira geral, pois essa tensão mexe com os hormônios de qualquer uma, normalmente esses sintomas aparecem no ciclo antes da menstruação e desaparecem nos dois primeiros dias da mesma.
Hoje não existe um exame que a diagnostique, principalmente pela a falta de exames que comprove sua existência, as mulheres com sintomas mais severos costumam a demorar a serem diagnosticadas.
O que deve se notar é as queixas, apesar de não ter tratamento nem diagnostico exato para esse mal, se você passa por esse sofrimento mensalmente antes do seu período menstrual, procure o seu ginecologista o quanto antes, explique todo o seu problema e procure um tratamento para diminuir os sintomas, pois ao contrário do que muitas mulheres pensam, já existe hoje tratamentos para a mesma.
É muito fácil notar uma mulher com TPM pois mensalmente elas apresentar os mesmos sintomas, por isso, é importante que você sempre consulte o seu ginecologista e procure tratamento, a fim de minimizar esses efeitos e causar menos sofrimento durante esse período.
É importante também manter suas consultas ao ginecologista em dia, pelo menos de 6 em 6 meses, manter seus exames em dia, até porque com o passar da idade os sintomas costumam se apurar muita mais, por isso, as consultas devem ser frequentes e em caso de variação na rotina, dores ou até mesmo outros problemas informe imediatamente o seu ginecologista.