Regiões do Brasil

0
37
Regiões do Brasil
Regiões do Brasil

O Brasil é um país muito grande e dividido em 26 Estados mais um Distrito Federal. Cada Estado possui sua capital, administração estadual e independência em muitas questões legislativas. Para organizar melhor o país, a administração federal criou há muitos anos a divisão do Brasil em regiões, ao total são 5 atualmente. Cada região possui um grupo de Estados com características semelhantes. O Brasil possui a região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nos próximos tópicos vamos falar mais detalhes sobre cada uma dessas regiões do Brasil.

Regiões do Brasil
Regiões do Brasil

Quais São as regiões do Brasil?

As divisões das regiões brasileiras são baseadas em critérios que envolvem aspectos econômicos, naturais, sociais e até mesmo culturais. Quem organizou essa divisão e se responsabiliza pelas questões das regiões brasileiros é o IBGE – que é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O Brasil já teve outras divisões e as regiões atuais foram elaboradas em 1970, vigorando até os tempos de hoje. Única alteração que aconteceu dentro deste tempo foi quando a Constituição Federal atual foi promulgada em 1988, em que criou o Estado do Tocantins, que pertence a região Norte.

  • A região Norte é considerada a maior em quesito territorial. É a maior região do Brasil, correspondendo mais de 45% do território nacional. São sete Estados no total com 3.853.676,948 km2 de área aproximadamente.
  • Já a região do Nordeste possui nove Estados no total, tomando cerca de 18% do total do espaço territorial. São mais de 56 milhões de habitantes e uma região muito buscada por turistas brasileiros e estrangeiros do mundo todo.
  • A região Centro-Oeste tem apenas 3 Estados, mas possui mais de 1.600.000 km2 milhão de área. Na região é onde fica o Distrito federal, capital Brasília, onde está situado o Planalto Central.
  • Depois vem a região Sudeste, que reúne os Estados considerados mais populosos e desenvolvidos do Brasil. São mais de 87 milhões de habitantes em um total de 4 Estados. Muitas pessoas acabam indo para o Sudeste para tentar melhores condições de vida e trabalho.
  • Por fim temos a região Sul, composta por três estados. Essa região é a menor de todas em referência a extensão territorial e conhecida por ter tido uma colonização forte de italianos e alemães.

Mapa das Regiões do Brasil

Através do mapa brasileiro é possível entender de forma prática e melhor como são os Estados brasileiros, seus tamanhos, dimensões, população, economia, quais são suas capitais dentre outras curiosidades.

A região que tem mais Estados, por exemplo, é a Nordeste. É também a região que possui maior possui faixa litorânea. Já a região Centro-Oeste é a única que não possui nenhum litoral. Seus cidadãos precisam sair da região para ir à praia.

Mapa da Região Norte
Mapa da Região Norte
Mapa da Região Nordeste
Mapa da Região Nordeste
Mapa da Região Sudeste
Mapa da Região Sudeste
Mapa da Região Sul
Mapa da Região Sul
Mapa da Centro-Oeste
Mapa da Centro-Oeste

Qual Região do Brasil Costuma Cair Mais Neve?

O Brasil é conhecido por ser um país tropical, de muito calor e praias paradisíacas. No entanto, o país é muito grande e por isso existem diferentes tipos de climas. A região Sul, por exemplo, está situada em uma parte que na época de inverno tem um frio mais rigoroso que em outras regiões brasileiras. Existem até mesmo cidades que caem neve como Gramado e Canela, ambas localizadas no Estado do Rio Grande do Sul.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here