O que é Pergunta Retórica?
A pergunta retórica é um questionamento que, apesar do nome, não possuem o objetivo de realmente obter alguma resposta do receptor, tendo o intuito de apenas suscitar nestas certas reflexões.
Significado de pergunta retórica
Como explicitado, as perguntas retóricas, diferentemente do que ocorre nos questionamentos comuns, não objetivam um retorno dos ouvintes e sim as ponderações deles, logo, as pessoas que fazem as indagações já dispõem de suas respostas antes de perguntá-las.
É exatamente por isto que é comum a manipulação dessas perguntas pelo emissor, mesmo que inconscientemente, de modo que os pensamentos desencadeados no ouvinte o levem a uma resposta que o falante considera como certa. Isto serve bastante à persuasão, já que um indivíduo se torna mais propenso a acreditar em uma conclusão se ele crer tê-la alcançada sozinho. Quando uma pessoa pergunta, por exemplo, a um leigo na política “Onde vamos parar com o partido ‘X’ no poder? ”, o emissor induz o receptor a pensar que aquele partido especificamente é corrupto e maléfico.
Além disto, as perguntas retóricas podem adquirir também um significado crítico, emocional, irônico ou sarcástico, tudo a depender do contexto no qual elas são empregadas.
Origem da palavra “retórica”
A expressão “retórica” é derivada do termo “rhetorica”, palavra do latim que, por sua vez, é proveniente do dialeto grego “retorikê”, termo feminino que, em sua tradução literal, remete a diálogos e a discursos.
A maioria das palavras utilizadas vem do latim, além de retórica, as palavras caput, meritocracia, fútil, entre outras também derivam do latim.
Pergunta retórica persuasiva e pergunta capciosa
Já foi explicitado que nas perguntas retóricas persuasivas os falantes apenas querem convencer os ouvintes de algum argumento, no qual eles mesmos acreditam.
Entretanto, é comum que muitas pessoas confundam o conceito dessas interrogações com a definição de perguntas capciosas que, apesar de poderem ser classificadas como retóricas, são completamente distintas das persuasivas, já que elas têm o objetivo de enganar ou depreciar alguém propositalmente.
Um claro exemplo de uma pergunta capciosa pode ser representado pela indagação “Você realmente acha que será alguém na vida?”; nela, o receptor tem o objetivo de apenas desacreditar o ouvinte e não de convencê-lo de algo.
As perguntas retóricas no cotidiano
Além das perguntas retóricas serem bastante utilizadas nas conversas cotidianas – a fim de ressaltar, como já citado, ironia, emoção, entre outros sentimentos – são inúmeros os demais meios nos quais elas podem ser aplicadas; é possível, por exemplo, utilizá-las em campanhas publicitárias a propagandas que disseminam a igualdade racial e de gêneros, bastando apenas projetá-las da forma mais viável para os objetivos pretendidos.
Exemplos de perguntas retóricas
Veja, logo em seguida, cinco exemplos de perguntas retóricas.
- “Como não perder a esperança nos atuais políticos brasileiros frente aos diversos esquemas de corrupção que são constantemente descobertos? ”;
- “Que autoridade você pensa que tem para falar comigo nesse tom abusivo de voz? ”;
- “Como sentir-se seguro se frequentemente os telejornais noticiam a violência crescente dos bandidos, que invadem até mesmo condomínios? ”;
- “Você acha que eu seria tola o suficiente para não perceber o que se passava bem na minha frente? ”;
- “Quantas vezes eu tenho que repetir que você tem que evitar os alimentos gordurosos se realmente quiser diminuir a taxa do seu colesterol ruim? ”.