Monogamia e Poligamia – Os humanos, diferentemente dos demais animais, são os únicos seres racionais, isto é, que conseguem desenvolver logicamente uma série de pensamentos e correlacioná-los. Por sermos regidos pela razão, há distintas características que determinam o nosso modo de agir; dentre elas, duas das mais relevantes são os conceitos éticos e morais.
A moral refere-se às normas impostas pela sociedade como substanciais a um bom convívio social e que devem, portanto, ser acatadas, em sua maioria, por todos os componentes da comunidade, enquanto a ética remete às ações individuais de um ser humano ante suas convicções pessoais.
São diversas as ideologias que utilizam as duas definições anteriormente citadas como alicerce. Pode-se citar, por exemplo, o conceito de monogamia, o qual utiliza principalmente a moral para sua fundamentação.
Significado de monogamia
São várias as subcategorias de monogamia, cada qual com suas especificações. Porém, de maneira geral, o termo remete ao fato de um ser possuir apenas um único parceiro, o qual pode englobar todo um conjunto de deveres ou ser apenas sexual.
Monogamia e poligamia
A poligamia, diferentemente da monogamia, consiste na relação com diferentes indivíduos. Essa expressão é derivada do grego e, etimologicamente, significa vários casamentos. Um exemplo de poligamia seria uma mulher que possui dois ou mais parceiros sexuais e vice-versa.
Apesar da poligamia civil no Brasil ser considerada ilegal, há diversos outros países que incorporam esse hábito a seus costumes, como é o caso de diversas nações africanas.
Poliginia e Poliandria
Apesar dessas duas expressões serem comumente consideradas como sinônimos de poligamia, elas possuem diferentes descrições. A primeira caracteriza aquelas relações na qual o macho relaciona-se como diversas fêmeas, enquanto cada fêmea acasala-se apenas com um macho. Já a segunda expressão representa exatamente o contrário da descrição anterior.
Sinônimos de monogamia
Os principais sinônimos que podem ser aplicados à monogamia social, a mais relevante dentro da sociedade humana, são:
- Permanente;
- Imperecível;
- Persistente;
- Perdurável;
- Constante;
- Confiável;
- Devotado;
- Estável;
- Fiel.
Antônimos de monogamia
Os antônimos prevalecentes de monogamia, os quais se aplicam predominantemente à social, são:
- Desconfiável;
- Traiçoeiro;
- Insincero;
- Insidioso;
- Farsante;
- Desleal;
- Indigno;
- Pérfido;
- Traidor;
- Infiel.
Tipos de monogamia
Os tipos existentes de monogamia são quatro, a genética, a sexual, a social e a civil. Veja, logo em seguida, cada uma delas detalhadas.
- Monogamia genética:
A monogamia genética é caracterizada por aqueles casais que trocam o material genético apenas entre si. Por exemplo: quando uma fêmea tem crias apenas com determinado macho e vice-versa.
- Monogamia sexual:
A monogamia sexual ocorre quando dois parceiros têm relações sexuais apenas entre eles. A maioria dos animais não é adepta a esse tipo de monogamia, isto é, eles costumam acasalar-se com diferentes parceiros durante sua vida. Entretanto, há exceções, como os pinguins, os cisnes e os lobos, os quais normalmente têm apenas um parceiro sexual em sua vida.
- Monogamia social:
A monogamia social é quando dois indivíduos vivem juntos e compartilham responsabilidades, tais como cuidar dos filhos, compartilhar a comida e dividir a moradia.
Essa monogamia, entretanto, não exige a sexual. Além dos seres humanos, há diversos outros animais que adotam a monogamia social, os quais continuam se relacionando sexualmente com outros semelhantes, apesar de viverem com apenas um parceiro.
- Monogamia civil:
Esse tipo de monogamia é caracterizado pelo casamento entre duas pessoas. No Brasil, apesar do adultério não ser tido como crime, permanecer casado no civil com mais de uma pessoa simultaneamente pode ser punível com detenção.
Saiba também o que significa: