O que significa matutino?
Matutino e Vespertino – “Matutino” equivale a “período da manhã”, logo, esse termo é empregado principalmente para designar as atividades realizadas durante o primeiro período do dia.
O que significa vespertino?
Já o termo “vespertino”, que é tido como o principal antônimo de “matutino”, tem o mesmo valor de “período da tarde”.
Veja também:
Diferenças entre matutino e vespertino
O período matutino corresponde ao intervalo entre as seis e as doze horas, ao passo em que o turno vespertino começa às treze horas e termina às dezesseis, sendo esta a diferença mais relevante entre os termos.
Essas expressões são utilizadas principalmente para designar o horário de funcionamento de estabelecimentos ou ainda para informar o turno de determinado emprego ou curso.
Vespertino e matutino – dois adjetivos
Os adjetivos são palavras que, apesar de serem dispensáveis ao sentido de uma sentença, são importantes por torná-la mais específica, já que eles atribuem uma característica ao substantivo.
Vespertino e matutino representam duas expressões que são englobadas por essa classe de palavras, já que elas promovem a diferenciação do nome. Por exemplo: ao dizer “turno vespertino” ou “turno matutino”, especifica-se cada um, ressaltando de forma imediata suas características.
Exemplos de frases com os termos matutino e vespertino
Veja, logo em seguida, algumas frases nas quais essas expressões são aplicadas:
“Agora que o Guilherme ingressou no segundo semestre de Direito, seu turno mudou; antes era matutino, agora passou a ser vespertino. ”;
“A Sofia está detestando a necessidade de ter que estudar durante o turno matutino, mas ela entende que se tornou inviável levá-la ao colégio a tarde.”.
O termo matutino no ramo musical
Existe uma música brasileira, cujo nome é “estrela matutina”; a sua autoria é da carioca Marielza Tiscate, uma cantora espírita que tem ganhado certa relevância no cenário religioso.
Planeta Vênus
O planeta Vênus, o qual também é conhecido como Estrela do Pastor, é o segundo astro do sistema solar, apresentando uma das maiores temperaturas superficiais entre os planetas.
Esse astro é bastante popular pelo fato de ser possível visualizá-lo em certos horários do dia, especificamente durante a alvorada e logo após o pôr-do-sol. Por ser visível sem a necessidade de instrumentos especiais, esse planeta era bastante confundido com uma estrela e, por isto, acabou recebendo algumas alcunhas incorretas, como a de Estrela Dalva (estrela matutina) e a de Estrela Vésper (estrela vespertina).
Diurno e noturno
Diurno e noturno são termos semelhantes a vespertino e matutino, representando também os horários do dia.
“Diurno” normalmente é utilizado para referir-se a todo o período do dia, isto é, à junção dos turnos matutino e vespertino; dizer, por exemplo, que uma aula tem período integral ou diurno é equivalente a enunciar que a duração das atividades é de dois turnos.
“Noturno”, por sua vez, faz referência ao período da noite, o qual se inicia às dezenove horas e finaliza-se às quatro.
Relógio biológico
Os termos noturno e diurno são demasiadamente utilizados para designar os horários do relógio biológico de cada indivíduo. É natural que cada pessoa tenha suas próprias imposições biológicas, o que é algo genético, portanto, enquanto algumas pessoas são naturalmente ativas durante a manhã e à tarde, outras se sentem mais à vontade para realizar seus afazeres diários durante a noite.