Você sabe qual é o feminino de elefante? Se você tem essa dúvida, saiba que nesse artigo iremos lhe ajudar com a mesma. Iremos lhe contar qual o verdadeiro feminino de elefante e quando utilizar o mesmo, além de lhe mostrar os erros mais comuns cometidos.
O português é considerado um dos idiomas mais complexos dentre as línguas existentes. Existem palavras que não se alteram de acordo com o gênero empregado na oração (como é o caso do termo “jornalista”), assim como existem palavras que variam de acordo com o gênero (como é o caso de “médico (a)”.
Por conta dessa variação, muitos termos geram dúvidas nos falantes da língua portuguesa, e esse é o caso da palavra “elefante”. Muitas pessoas questionam se existe e, caso exista, qual é o feminino de elefante. E é sobre isso que falaremos neste artigo! Também aproveitamos para listar outras curiosidades gramaticais para vocês, então venham conosco para aprender tudo!
Feminino de Elefante
Por mais que a pronúncia e a escrita de “elefanta” pareça errada, essa é a forma correta de referir-se ao feminino de elefante. De acordo com as normas gerais da língua portuguesa, para transformar um termo do gênero masculino em um termo do gênero feminino, basta substituir a última vogal da palavra masculina por um “a”. Por exemplo: gato – gata; macaco – macaca; masculino – masculina; pombo – pomba; porco – porca.
Como a palavra “elefante” segue essa norma geral, podemos apenas substituir o “e” do termo masculino pelo “a” para tornar a palavra feminina!
Confira Ainda: Qual o coletivo de gafanhoto e também qual o coletivo de pássaro?
Elefanta ou Elefoa?
Uma dúvida recorrente é se a palavra “elefoa” é aceita pela gramática. Esse termo, apensar de ser pronunciado por muitos falantes, é considerado um erro gramatical, não existindo no dicionário e não devendo ser pronunciado ou escrito em situações que exijam o uso das regras básicas da língua portuguesa.
Exemplos como Elefanta
Veja, logo abaixo, exemplos de orações em que se empregou o termo “elefanta”.
- “Fui a um safari e identifiquei uma elefanta”.
- “A elefanta do zoológico de Brasília pariu um elefante depois de anos sem dar à luz”;
- “Ontem chegou uma nova elefanta ao santuário da cidade”.
Origem da Palavra Elefanta
“Elefante” ou “elefanta” é um termo que se originou do latim, mais especificamente da palavra “elephantis”, possuindo influência do grego antigo “elephantus” (termo utilizado para referir-se tanto ao animal quanto ao marfim; “eléphas” corresponde à bicho, enquanto “antos” corresponde à marfim).
Você Sabe? Quais Oceanos Banham o Continente Americano?
Sinônimo de Elefante
Apesar de a maior parte dos falantes não serem conhecedores de sinônimos para o termo “elefante”, esse sinônimo existe, e é representado pela palavra “aliá”. Esse termo surgiu no Sri Lanka (conhecido antigamente como Ceilão), um país localizado no Oceano Índico, ao sul da Índia; “aliá” era o nome que os portugueses colonizadores de Sri Lanka utilizavam para se referir aos elefantes que não possuíam presas.
Conheça: Programa de bolsa de estudos Quero Bolsa 2024 e como participar das inscrições.
Exemplos com Aliá
Também trouxemos algumas orações que empregam o termo “aliá”. Como “elefanta” e “aliá” são sinônimos, os temos possuem o mesmo significado, podendo, portanto, ser utilizados nas mesmas situações. Veja mais a seguir.
- “Quando você visitar a savana africana, você verá muitas aliás”;
- “A aliá é, sem dúvidas, um dos maiores animais da terra”;
- “Uma das aliás do zoológico de São Paulo faleceu neste final de semana”.
Termos Derivados de Elefante
Existem algumas palavras da língua portuguesa que são derivadas do termo “elefante”. Veja, a seguir, a listagem desses termos e a definição dos mesmos.
- Elefantíase: termo utilizado para designar uma doença parasitária causada por um verme;
- Elefântico: adjetivo que se associa ao termo “elefante”;
- Elefantário: termo utilizado para designar um condutor de elefantes;
- Elefantino: adjetivo utilizado para designar aquilo que é semelhante a um elefante;
- Elefantina: termo utilizado para designar o feminino de “elefantino”.
Leia Também: O que é o Piolho de Galinha e como previnir.
Curiosidades da Língua Portuguesa
Pensando em ampliar os seus horizontes, nós trouxemos algumas curiosidades sobre a gramática da língua portuguesa. Confira-as a seguir!
- A língua portuguesa é considerada um idioma neolatino, ou seja, que tem origem no latim vulgar. Porém, um fato interessante é que o português possui fortes influências do árabe e da língua galega;
- A primeira gramática da língua portuguesa foi elaborada por Fernão de Oliveira, no ano de 1536. A gramática foi escrita com o intuito de conservar a língua, quando Portugal procurava meios de firmar a sua identidade nacional; portanto, nada melhor do que dar estrutura a um idioma oficial, como maneira de demonstrar o empoderamento e o desenvolvimento do país;
- Ao todo, existem 9 países que adotam a língua portuguesa como idioma oficial: Brasil, Angola, Cabo Verde, Portugal, Guiné Equatorial, Moçambique, Guiné Bissau, Timor Leste e São Tomé e Príncipe;
- De acordo com as estimativas, quatro a cada cinco falantes da língua portuguesa são brasileiros;
- A palavra mais longa da língua portuguesa possui 46 letras: Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Esse termo é utilizado para designar uma doença respiratória que ataca os pulmões e que é provocada pela inalação de cinzas provenientes de erupções vulcânicas;
- Para indicar o plural da maior parte das palavras, basta adicionar um “s” ao final do termo. Porém, existe uma palavra em que o “s” deve ser inserido no meio da mesma; essa palavra é o plural de “qualquer”: “quaisquer”.