De novo ou denovo se escreve junto ou separado? Com certeza essa dúvida já passou pela sua cabeça. Algumas expressões na língua portuguesa trazem algumas palavras que são bem simples de serem faladas, mas que, às vezes, conseguem nos confundir.
É importante saber a correta escrita dessas expressões, já que uma grafia incorreta pode até afastar relacionamentos. Hoje, vamos falar um pouco sobre a diferença entre “de novo” e “denovo”, incluindo seu significado, como usar a expressão corretamente, alguns sinônimos que podem substituir a expressão, e muito mais. Vamos nessa!
- Confira: A escrita correta Essa ou Esta.
Significado
A expressão “de novo” é uma locução adverbial que passa a ideia de repetição, ou seja, pode significar novamente, mais uma vez, outra vez. Locuções adverbiais são a junção de duas ou mais palavras, que assumem a função de advérbio conferindo novo sentido ao verbo, como será elucidado mais a frente.
No caso da locução “de novo”, seu uso em uma frase indica o fato de que certa ação ou coisa está sendo feita novamente (ou será feita mais de uma vez).
- Leia Ainda: Qual a forma correta Trouxe ou Trousse e exemplos.
Como usar a expressão
O jeito correto de utilizar essa expressão em uma frase é “de novo”, separado. De novo é uma locução adverbial, sendo formada por uma preposição, a “de”, e seguida por um substantivo masculino, o “novo”. Como a preposição antecede o substantivo, essa expressão não é uma junção, e sim uma conexão.
Isso quer dizer que a palavra “denovo” é um termo errôneo, não existe na gramática portuguesa, ou seja, não pode ser usado em nenhum contexto. Há uma abreviação informal desse termo, muito usada em redes sociais, que é a expressão dnv.
Vale lembrar que é uma utilização informal e gramaticalmente incorreta da locução adverbial “de novo”, não devendo ser utilizada em contextos formais, como redações de concursos ou quando for redigir um e-mail corporativo.
Para que você fixe melhor o correto uso da locução “de novo”, que foi visto até agora, temos a seguir exemplos de aplicação em uma frase da locução “de novo”.
- Para variar, Pedro está atrasado de novo.
- Quebrou o celular de novo, Beatriz?
- Filho, você deixou o skate no meio do corredor de novo. Tire de lá agora, eu quase tropecei nesse treco.
- De novo, os artigos que foram encomendados não foram entregues a tempo.
- Nossa, eu estou muito feliz, já que em breve verei meu amor de novo;
- Lucca, terei que te falar de novo que a essa hora você já deveria estar dormindo na sua cama?
- Me pareceu que Luiz não se deu por satisfeito, já que ele foi lá e cometeu o mesmo erro, de novo.
- Ontem à tarde, meu carro apresentou de novo um problema na roda.
- Eu acho melhor que você faça esse trabalho de novo, Carla. Ele não atingiu meus padrões de qualidade.
- Ontem à noite eu perdi a noção do tempo nesse novo jogo de novo! Se eu continuar desse jeito, vou acabar reprovando na matéria.
- Ontem o professor já havia explicado essa matéria, mas como a turma não entendeu direito, ele teve que ministrar a mesma aula, de novo.
- Esse novo trabalho está consumindo toda a minha energia mental. Eu me estressei com minha mãe e gritei com ela de novo. Acho melhor eu procurar outro emprego.
✔ Veja Também: Qual a forma correta De repente ou derrepente, além de Mexer ou Mecher.
De novo ou denovo – Sinônimos
Há algumas outras opções que podem ser utilizadas com o significado semelhante de “de novo”. Seguem alguns exemplos para trazer uma variedade na linguagem ou na escrita:
- Novamente, outra vez, mais uma vez, outra vez mais;
De novo ou denovo – Locução adverbial
As locuções adverbiais são expressões muito utilizadas na escrita, e também na fala. É um dos termos que são constituintes de uma oração, sendo seu correto uso fundamental para que se passe o sentido correto para uma frase, já que seu uso incorreto pode trazer uma confusão de significados.
Por isso, é de suma importância que se entenda para sua função e como ela é formada. É chamada de locução adverbial um conjunto de duas ou mais palavras que, desempenham função de advérbio, quando agrupadas, e podem alterar o sentido de um verbo.
A seguir, as classificações das locuções adverbiais, com alguns exemplos:
Locução adverbial de tempo (à tarde), locução adverbial de lugar (por perto), locução adverbial de afirmação (com certeza), locução adverbial de negação (de forma alguma), locução adverbial de modo (em silêncio) e locução adverbial de quantidade (em excesso).
A locução adverbial “de novo” é formada por uma preposição, a “de” e um substantivo, o “novo”. Algumas outras locuções adverbiais também utilizam a preposição “de” para serem formadas, como: De rompante, de supetão, de repente, sendo essas apenas alguns exemplos de locuções adverbiais que existem na Língua Portuguesa.
Preste atenção que as locuções adverbiais são formadas por duas ou mais palavras, mas algumas pessoas desconhecem isso e as escrevem como se elas fossem uma única palavra.
Esse deslize gramatical acaba sendo muito comum então, tenha cuidado para utilizar corretamente as locuções adverbiais. Mantenha o foco e bons estudos!