O que é Austeridade
O significado de austeridade pode ser aplicado nos mais diversos contextos, entretanto, suas interpretações normalmente relacionam-se ao rigor, à disciplina e à severidade.
Por exemplo: ao declarar que determinada situação foi repleta de austeridade, como em “As punições para quem não trouxe as atividades de casa foram austeras”, interpreta-se que os acontecimentos ou consequências, como no caso do exemplo, foram severos, exigentes.
Significado de Austeridade
Confira quais os significados mais comum dessa palavra:
Austeridade Econômica
A austeridade econômica consiste em políticas utilizadas pela maioria dos governos em momentos de instabilidade financeira. Essas táticas consistem no rigoroso controle de gastos e, em algumas vezes, até mesmo na interferência do próprio estado na economia.
Em 2008, por exemplo, com a crise desencadeada pela quebra do mercado imobiliário, os Estados Unidos, além de interverterem efetivamente na economia – algo que na atualidade é extremamente repugnado pela maioria dos empresários –, programaram diversos cortes públicos, de modo que a instabilidade perdurasse o mínimo possível.
Outro exemplo de medidas semelhantes foram os países que formam o Reino Unido, sobre o comando da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, apostou em uma diminuição temporária da qualidade de vida da população, o que resultou em um enorme controle de gastos e na consequente reversão do quadro de instabilidade financeira.
Ademais, não são apenas as nações que adotam técnicas que almejem à austeridade econômica. O FMI (Fundo Monetário Internacional) – instituição financeira que tem a função de oferecer auxílio monetário aos seus países-membros quando estes necessitarem, por exemplo, requerem rigorosas políticas de austeridade econômica dos países como um dos pré-requisitos para a concessão de financiamentos, quando essas nações desejam o parcelamento de dívidas já existentes e que não foram quitadas como deveriam.
Austeridade Fiscal
A austeridade fiscal é uma segmentação da austeridade econômica; seu obejetivo é o reequilíbrio da economia financeira. Dentre as medidas aplicadas pela auteridade fiscal, destacam-se os cortes no orçamento e o aumento de impostos, a fim de possibilitar menores despesas e maiores receitas públicas.
Sinônimos de Austeridade
Dentre os sinônimos de austeridades, os prevalecentes são:
- Incorruptibilidade;
- Comedimentos;
- Autodomínio;
- Continência;
- Temperança;
- Frugalidade;
- Compostura;
- Estoicidade;
- Intolerância;
- Entre outros.
Antônimos de Austeridade
Os antônimos de austeridade que podem ser citados por mais se destacarem são:
- Arlequinada;
- Entusiasmo;
- Amenidade;
- Suavidade;
- Tolerância;
- Paciência;
- Brandura;
- Aparato;
- Euforia;
Exemplos de frases formadas com Austeridade
Veja abaixo alguns exemplos no qual esse expressão é empregada:
- “Apesar de ter sido despedido de seu emprego no mês passado e ainda não ter previsão de outro ofício, João adquiriu desnecessariamente um novo aparelho televisivo, o que apenas demonstra sua falta de austeridade com suas responsabilidades”;
- “Aquele mercador ganhou uma grande herança de seu bisavô, entretanto, ele demonstrou plena austeridade ao investir essa quantia em vez de gastá-la com produtos que futuramente não gerarão rendimentos”;
- “Aquele morador de rua, o qual é extremamente descriminado, demonstrou mais austeridade que a maioria dos indivíduos ao devolver uma carteira repleta de dinheiro ao seu dono, apesar do fato de que o dinheiro seria útil a ele”.