A operação matemática do cálculo da porcentagem é conhecida há vários séculos, mas o que pouca gente sabe é que o símbolo de porcentagem como o conhecemos hoje “%” é uma criação relativamente recente.
Percentagem ou Porcentagem como é mais conhecido indica uma proporção ou taxa calcular em relação a 100. Ou seja, a porcentagem equivale a uma fraçãpo em que o denominador é 100.
Diversos cálculos de porcentagem estão presentes na vida cotidiana, mas muitas pessoas nem percebem, entre elas, uma medida matemática que ajuda a comparar grandezas e determinar descontos, acréscimo de valores, quantidades, etc.
VEJA SOBRE:
Origem da Palavra
A origem da palavra Porcentagem vem da expressão latina por centum, e posteriormente do Italiano per cento, ao qual se remonta a origem de percentagem, que no Brasil acabou sendo adaptado para porcentagem.
Sabe-se que em 1425, não havia qualquer símbolo para expressar a porcentagem. Frequentemente, os índices de porcentagem eram referidos com as palavras “p 100” ou mesmo “p cento” em tratados matemáticos arcaicos.
Alguns historiadores acreditam que a origem do símbolo moderno “%” esteja relacionada com a expressão X/100, como uma espécie de simplificação da expressão através dos séculos, por outro lado, é possível verificar diferentes maneiras de expressar o índice através dos tratados matemáticos, e ao que parece, o símbolo simplesmente surgiu como uma maneira de simbolizar o índice. A partir do século XVIII ele passa a ser usado se uma maneira semelhante a conhecida hoje, exceto que a barra ao invés de transversal, ainda é horizontal.
Diferentes versões do Símbolo de Porcentagem
Como já citado, o atual símbolo utilizado para porcentagem é recente. Pois, nos documentos antigos são apresentados diferentes formas que indicam a porcentagem.
Primeiramente se usava a expressão “por cento”, que em seguida foi alterada para “per 100”. Ao longo dos séculos as simbologias foram evoluindo até chegar à atual.