O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, foi elaborado pelo Governo Federal e se caracteriza por permitir, junto ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o acesso às instituições de ensino superior públicas do país. Nesta postagem, nós iremos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o sistema e sobre o resultado SISU 2025. Venha com a gente para saber mais!
SISU 2025
Enquanto o Enem se caracteriza por avaliar o ensino básico dos candidatos, o SISU se caracteriza por utilizar as notas obtidas por meio do Enem para classificar os participantes e, dessa forma, selecionar aqueles que obtiveram as melhores pontuações para as vagas disponibilizadas. O Sisu também é o responsável por aplicar os pesos de cada graduação e de cada universidade às notas dos candidatos, algo importantíssimo para a seleção dos aprovados.
Como Funciona o SISU 2025
O Sisu foi elaborado com o intuito de facilitar a seleção de estudantes para as instituições de ensino públicas do Brasil, pontuando-se por utilizar as notas obtidas por meio do Enem como critério para essa classificação.
A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet. Durante as inscrições, os participantes podem acessar a lista das universidades estaduais e federais que irão participar do processo de seleção daquele ano e quais serão os critérios exigidos por cada uma dessas instituições.
Para que uma pessoa possa participar do Sisu, ela deve ter realizado o Enem e deve possuir o login e a senha que registrou quando se inscreveu no exame. O sistema operacional do Sisu busca de maneira automática o resultado dos candidatos, classificando aqueles estudantes que mostrem interesse pela mesma instituição, pelo mesmo curso, pela mesma modalidade de concorrência e pelo mesmo turno.
Cabe ressaltar que o Sisu não exibe as notas obtidas em cada área do Enem. O sistema calcula a média entre as quatro avaliações objetivas e a dissertação. Além disso, como foi mencionado anteriormente, essa média pode variar a partir dos pesos aplicados por cada universidade. Por exemplo: as notas de Linguagens e de Ciências Humanas costumam ter um peso maior para certos cursos, como psicologia e história, que as notas de Matemática e de Ciências da Natureza. Além do mais, os núcleos de ensino ainda podem bonificar, de acordo com os critérios da própria instituição, aqueles candidatos cotistas ou pertencentes ao mesmo estado em que foi fundada a universidade. Também cabe lembrar que o Sisu ocorre duas vezes ao ano, uma vez em cada semestre, e que desde a primeira edição da seleção, mais universidades têm aderido ao sistema.
Resultado SISU 2025
Como mencionado anteriormente, o Sisu faz uso das notas do Enem para classificar os candidatos. Portanto, o participante consegue, a partir dos seus resultados, comparar o desempenho que obteve com o desempenho dos demais participantes.
O período de inscrições do SISU 2025 permanece aberto por alguns dias, intervalo em que o estudante pode alterar as suas opções de curso e de instituição. No segundo dia de inscrição, o sistema disponibiliza as classificações parciais de todos os cursos.
A classificação parcial de um curso corresponde a nota média que um candidato deve ter obtido para que ele possa ser selecionado na chamada regular. Isso é calculado a partir da nota dos participantes que demonstraram interesse naquela vaga. Como os estudantes podem modificar as suas preferências, o Sisu atualiza as classificações parciais todos os dias até o penúltimo dia do período de inscrições.
As classificações que se referem ao último dia do período de inscrições constituem o próprio resultado do Sisu 2025. Essa listagem dos candidatos selecionados tende a ser disponibilizada poucos dias após o encerramento do período de inscrições, e, por meio dessa chamada regular, os estudantes têm acesso a sua classificação geral e ao seu resultado, ou seja, se foram aprovados ou não.
Nota de Corte SISU
A nota de corte do Sisu 2025 corresponde a média que cada candidato obteve no último Enem aplicado. Essa média é corrigida com os pesos que cada universidade exige para as suas graduações. Isso significa que a nota de corte do Sisu altera-se conforme a graduação e a instituição que o candidato escolher.
No entanto, cabe ressaltar que a nota de corte é apenas uma estimativa, visto que ela pode se modificar de maneira substancial durante o período de inscrições.
Lista de espera SISU 2025
Os candidatos que não obtiveram uma nota suficiente para serem selecionados pela chamada regular podem conseguir ingressar no curso desejado por meio da lista de espera do Sisu 2025. Caso algum candidato selecionado desista da sua vaga, a mesma é direcionada para aqueles estudantes inscritos na lista de espera.
A divulgação da lista de espera de cada universidade é de responsabilidade da instituição de ensino. Porém, a inscrição nessa lista deve ser realizada por meio do portal do Sisu, dentro do prazo estabelecido para cada ano.