Por ser pontuado por tamanha riqueza cultural e natural, é bastante comum que os alunos tenham muitas dúvidas sobre as américas. Pensando nisso, nós iremos listar, ao longo deste post, as principais curiosidades sobre o continente americano. Venha conosco e fique por dentro de quais oceanos que banham o continente americano e quais são os idiomas adotados, dentre outros fatos interessantes!

O continente americano se qualifica por englobar os hemisférios norte e sul do ocidente, caracterizando-se por representar o segundo maior continente em território (ficando atrás somente da Ásia). A área ocupada pelas américas abrange mais de 42 milhões de quilômetros quadrados, os quais são habitados por mais de um bilhão de pessoas. Esse também é o continente que apresenta a maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único, portanto, que é cortado pelo Trópico de Câncer, pelo Trópico de Capricórnio e pela Linha do Equador (sendo abrangido pelas quatro faixas climáticas do planeta).

Quais Oceanos Banham o Continente Americano
Quais Oceanos Banham o Continente Americano

Outra característica marcante do continente americano é a enorme biodiversidade e a diversificada cultura dos países que o compõem. A variedade cultural explica-se, em parte, pelo processo de colonização do continente, o que acabou gerando a fusão de diversas etnias (de povos originários, de colonizadores, de imigrantes e de afrodescendentes escravizados durante o período colonial).

Quais Oceanos que Banham o Continente Americano

Um questionamento bastante recorrente entre os estudantes é sobre quais oceanos que banham o continente americano e também os demais. O território americano é banhado, em toda a sua extensão, por dois oceanos: o oceano pacífico e o oceano atlântico.

História Continente Americano

A história do continente americano iniciou há cerca de quinze mil anos, quando os primeiros grupos chegaram à América. O mais provável é que os povos originários tenham saído da Ásia e atravessado o Estreito de Bering (canal marítimo que interliga o oceano ártico ao oceano pacífico). Os historiadores acreditam que na época em que ocorreu essa imigração, o canal se encontrava congelado, o que teria permitido essa travessia. Esses grupos teriam se espalhado pelo continente americano, e alguns deles teriam originado grandes sociedades, como a civilização Inca e a civilização Maia.

No fim do século quinze, Cristóvão Colombo chegou à América, dando início à exploração e à colonização do continente. Esse processo perdurou por séculos, e foi encabeçado pelas maiores nações da época: Portugal, Espanha e Inglaterra. Vale ressaltar que a Holanda e a França também participaram da colonização americana, mas de modo mais sutil.

Uma curiosidade bacana sobre a América é que o nome do continente foi escolhido com o intuito de homenagear o italiano Américo Vespúcio, que foi o primeiro navegador a descobrir o território americano, o qual, até então, era desconhecido pelas nações europeias.

Divisão das Américas

Devido à grande extensão do continente americano, existem distintas maneiras de classificá-lo. As principais classificações fazem uso da geografia e das composições étnicas como critérios classificativos. A primeira classificação divide o continente no mapa-múndi em América do Sul, América do Norte e América Central; a América do Sul e a América do Norte são duas grandes extensões de terra, enquanto a América Central é constituída por ilhas e terras de menor proporção.

A segunda classificação divide o continente em América Latina e em América Anglo-Saxônica. A América Latina é constituída pelos países da América do Sul, pelos países da América Central e pelo México; a América Anglo-Saxônica, por sua vez, é constituída pelos Estados Unidos e pelo Canadá. Vale ressaltar que, embora essa categorização tenha sido criada com o intuito de dividir o continente de maneira etnolinguística, a classificação considera mais as características econômicas e sociais dos países; pode-se constatar isso ao consideramos que na América Anglo-Saxônica há outras línguas oficiais além do inglês, assim como o inglês é o idioma oficial de alguns países da América Latina.

Curiosidades Sobre as Américas

Como foi citado anteriormente, a América se caracteriza pela sua extensão e pela sua variedade étnica. Portanto, não é surpresa alguma que existem diversas curiosidades sobre as americas. Veja, logo abaixo, alguns fatos intrigantes que reunimos para vocês!

  • O deserto do Atacama, classificado como o mais seco do mundo, localiza-se no Chile. Alguns historiadores afirmam que uma porção desse deserto ficou 600 anos sem quaisquer precipitações;
  • Dentre as dez melhores instituições de ensino do mundo, seis se situam nos Estados Unidos;
  • A civilização mais antiga da América foi a Caral. Essa sociedade se situava na atual região do Peru, e surgiu a cerca de 5 mil anos;
  • O Equador e o Chile são os dois únicos países do território da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil;
  • Os Estados Unidos representam a nação mais populosa do território americano, contando, atualmente, com cerca de 320 milhões de habitantes. O São Cristóvão e Nevis, por sua vez, é o menos populoso, contando com apenas 53.000 habitantes.
5/5 - (1 voto)

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here