O que é peculiar?
O português é uma língua derivada do latim que possui diversos dialetos, os quais ultrapassam a quantidade de quinhentos mil. Por serem muitas palavras, é fato que algumas são mais disseminadas que outras, como é o caso da expressão “peculiar”.
Significado de “peculiar”
A palavra “peculiar” é normalmente utilizada com o objetivo de indicar algo, certa característica ou mania, por exemplo, que seja próprio de determinada pessoa. Essa palavra pode também expressar excentricidade ou ainda ter um teor pejorativo e ser utilizada para designar algo estranho.
Origem de peculiar
A palavra “peculiar” deriva do latim – como quase todos os dialetos da língua portuguesa –, especificamente da palavra peculiaris, a qual exprime a tipicidade de algo.
Além da palavra peculiar, surgiram outros termos do latim, como a palavra “detrimento“, “caput“, “logradouro“, entre diversas outras palavras.
Originalmente, a expressão era empregada com o intuito de referir-se a propriedades privadas ou a rebanhos; entretanto, caiu em desuso utilizar “peculiar” para tais designações.
Sinônimos de peculiar
Os principais sinônimos dessa palavra são:
- Extraordinário;
- Inconfundível;
- Característico;
- Excepcional;
- Excêntrico;
- Pertinente;
- Particular;
- Diferente;
- Genuíno;
- Singular;
- Especial;
- Original;
- Próprio;
- Inédito;
- Único;
- Curial;
- Ímpar.
Antônimos de peculiar
Os principais antônimos dessa expressão são:
- Costumeiro;
- Corriqueiro;
- Genérico;
- Corrente;
- Habitual;
- Regular;
- Comum;
- Normal;
- Difuso;
- Trivial;
- Típico;
- Banal;
- Usual;
- Geral.
Peculiar – um adjetivo
O termo “peculiar” é um adjetivo primitivo restritivo que, tal como quaisquer adjetivos, pode sofrer variações de grau, de gênero e de número.
Adjetivos são palavras que caracterizam o substantivo, seja de forma pejorativa ou apreciativa; por caracterizarem o nome, esses termos devem concordar com o substantivo em todas as flexões.
- Flexão de grau: indica a intensidade do adjetivo, utilizando expressões como “muito” e “pouco”;
- Flexão de gênero: promove a concordância entre os gêneros do adjetivo e do substantivo; se o nome for masculino, por exemplo, o adjetivo deve ser masculinizado;
- Flexão de número: promove a concordância entre os números do nome e do adjetivo; se o substantivo estiver no plural, por exemplo, o adjetivo deve ser pluralizado.
Exemplos de frases com o termo peculiar
Como detalhado, esse termo pode ser utilizado em distintas situações. Veja, a seguir, alguns exemplos de como aplicar essa expressão no cotidiano.
- “Rafael tem peculiares hábitos, como o de sempre ler o livro no qual foi inspirado determinado filme antes de assisti-lo de fato”;
- “Carla tem a peculiar mania de sempre comer a sobremesa antes do prato principal”;
- “André é sempre muito peculiar quando se encontra em locais desconhecidos, evitando quaisquer contatos visuais”.
O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
A palavra peculiar tornou-se mais popular, principalmente no Brasil, após ser utilizada no nome do filme “O orfanato da Srta. Peregrina para crianças peculiares”, o qual foi dirigido pelo cineasta norte-americano Tim Burton.
O filme baseia-se em um livro de mesmo nome e narra a história do Jacob, um adolescente que viajou até o País de Gales, seguindo pistas deixadas por seu avô, que morreu de forma misteriosa.
Durante o desenvolvimento do enredo, Jacob descobre: que as crianças peculiares, que ele pensava serem invenções de seu avô, realmente existem; que ele também é peculiar; como e por quem seu avô foi assassinado. O filme, tal como o livro, terá continuações.