Logo abaixo iremos explicar a diferença entre as três palavras, Oque, O Que e O Quê, porém antes de mais nada é necessário entender o significado da palavra Que e quando ela deve ser utilizada.

A palavra Que é um pronome indefinido que pode ser dito com sendo sinônimo de Qual coisa. A palavra Que é normalmente utilizada para construir interrogações, podendo estas serem indiretas ou diretas. O pronome também pode ser chamado por pronome interrogativo.
É importante informar que as construções O Que e O Quê estão presentes na língua portuguesa, já em contrapartida o Oque escrito junto não existe no nosso português.
Significado de Oque, O Que ou O Quê
Para não ficar dúvidas, é importante descartarmos logo de cara a escrita Oque, que não existe em nossa língua portuguesa, ao contrário de O que escrito de forma separada e sem o acento circunflexo e O Quê, escrita de forma separada porém utilizando o acento circunflexo.
👉 Veja Também: Qual a forma correta Mexer ou Mecher, ou ainda Essa ou Esta.
O Que, qual seu significado e quando é utilizado:
A construção da palavra O Que está presente em nossa língua portuguesa e tem como função fazer uma interrogação. Quando o pronome expletivo O aparece logo na frente do pronome Que, ele não possui um significado, ele é apenas utilizado para dar destaque a frase. Para entender melhor, logo abaixo iremos utilizar um exemplo para dar mais sentido ao pronome O utilizado em O Que.
- O que você tem em suas mãos?;
- Que você tem em suas mãos?
Ao observarmos os dois exemplos acima, podemos notar que não há mudança em seu significado quando a frase não utiliza o pronome O, assim podemos concluir como dito acima que o O da frase apenas é utilizado para dar destaque, e quando não utilizado não faz diferença no sentido da mesma.
👉 Confira: Qual a forma correta de se escrever A Partir ou Apartir
O Quê, qual seu significado e quando é utilizado:
A construção O Quê escrita de forma separada e com a utilização do acento circunflexo pode apresentar diferentes resultados dependendo do contexto em que ela é introduzida. Assim, podemos observar esta construção sendo utilizada de três maneiras diferentes. Logo abaixo iremos mostrar as três utilizações.
O Quê pode ser classificado como pronome interrogativo, substantivo ou então como uma interjeição:
- A utilização de O quê como pronome interrogativo:
Quando utilizado para a elaboração de perguntas, o acento em Quê torna a palavra um pronome interrogativo, assim, o quê é utilizada somente para fazer uma pergunta. É importante lembrar que o quê deve ser utilizado apenas nos finais das orações, assim como no caso do por quê, que também é somente utilizado aos fins das orações.
- A utilização de O quê como substantivo:
O Quê pode também ser utilizado como sendo um substantivo, ele pode ter seu emprego como função de um tanto, algo, certa coisa etc. Na maioria das vezes ele é utilizado junto de um artigo, mas essa não é a regra.
- A utilização de O quê como uma interjeição:
O quê pode também ter o papel de fazer uma interjeição, ou seja, palavras para expressar sensações, emoções e desejos, como ui, ufa etc. Veja outros exemplos no Google.
Oque, O Que ou O Quê – Exemplos de Uso Oque
Não há exemplos para Oque pois esta palavra não existe na língua portuguesa.
Oque, O Que ou O Quê – Exemplos de Uso O Que
- Rolou o quê?
- O quê? Como aconteceu isso por aqui?
Exemplo de Uso O Quê
- Quê! Como pode ter acontecido isso?
- Quê! Não estou acreditando nisso.