O que é ser “marrenta”?
Dizer que alguém é “marrenta” (o) pode significar diferentes circunstâncias, tudo dependerá do contexto. Normalmente, ao dizer isso, o emissor pretende indicar que uma determinada pessoa é geniosa ou corajosa.
O que significa marrenta?
“Marrenta” é uma palavra comumente utilizada para designar uma pessoa corajosa e inflexível, isto é, que enfrenta o que for necessário para alcançar seus objetivos e que não abdica deles. Porém, esse termo também pode fazer referência a alguém convencido, esnobe ou ainda petulante.
Origem de marrenta
“Marra”, a expressão que originou “marrenta”, deriva do latim, como a palavra logradouro, resiliência, entre outras tantas, e indica uma ferramenta que normalmente é utilizada para cortar galhos de árvores.
Sinônimos de marrenta
Os principais sinônimos de marrenta são:
- Audaz;
- Segura;
- Durona;
- Valente;
- Esnobe;
- Ousada;
- Atrevida;
- Teimosa;
- Irritadiça;
- Geniosa;
- Corajosa;
- Inflexível;
- Abusada;
- Prepotente;
- Conflituosa;
- Complicada;
- Presunçosa;
- Autoconfiante.
Antônimos de marrenta
Os principais antônimos de marreta são:
- Frágil;
- Calma;
- Flexível;
- Covarde;
- Indecisa;
- Medrosa;
- Insegura;
- Tranquila.
Frases de menina marrenta
Conforme explicitado, a palavra “marrenta” pode ser aplicada em distintas situações; veja a demonstração de frases de menina marrenta abaixo.
- “Lua foi apelidada de ‘guria marrenta’ por seus amigos, pelo fato dela nunca desistir de seus objetivos”;
- “Cássia é sempre chamada de marrenta por não abrir mão de suas decisões”;
- “João, marido de Ella, vive a dizer que sua esposa é muito marrenta quanto à decisão de não ter animais de estimação”.
Marrenta no ramo musical
Essa expressão é muito utilizada no campo da música e já foi usada em músicas de consagrados intérpretes e letristas. A Ana Carolina, cantora e compositora mineira, tem uma música chamada “Nega marrenta”, na qual ela utiliza “marrenta” no sentido de inflexível e geniosa.
O Edu Chociay, cantor sertanejo, também utilizou o termo “marrenta” em uma de suas músicas; nela, ele emprega essa expressão para se referir a uma garota presunçosa e teimosa.
- Confira o significado de Peculiar.
Marrenta – um adjetivo
Classificação gramatical de marrenta:
Adjetivos são quaisquer palavras que indiquem um aspecto, que pode ser negativo ou positivo, de um substantivo; na ordem da frase, o adjetivo sempre está situado ao lado do nome.
A expressão “marrenta” é um adjetivo derivado explicativo; derivado, pois ele se origina de outra expressão; explicativo, porque ele faz referência a uma característica que não é própria do nome, isto é, que não é obrigatoriamente um aspecto desse substantivo.
Flexões de marrenta
Os adjetivos, tal como os substantivos, são palavras variáveis; eles sofrerão flexões de grau, de gênero e de número, sempre concordando com o nome em questão.
- Flexão de grau: tem o intuito de intensificar, de atenuar ou de comparar algo. Por exemplo: na sentença “uma menina muito marrenta”, há uma intensificação do adjetivo, aderindo a ele uma ideia de exagero;
- Flexão de gênero: promove a concordância entre os gêneros – masculino ou feminino – do substantivo e do adjetivo. Por exemplo: “marrenta”, que é uma variante feminina, deve ser masculinizada quando o substantivo tiver gênero masculino;
- Flexão de número: promove a concordância entre os numerais do adjetivo e do nome. Por exemplo: se o substantivo de uma frase for “garotas”, o adjetivo “marrenta” deve assumir sua forma pluralizada “marrentas”, para que, desse modo, ele concorde com o nome.