Esteticismo – Diversos movimentos artísticos surgiram na Europa, sendo que em cada movimento artístico diversos ideais foram difundidos, com diferenças características da época. Os movimentos abordam diversos temas sociais, como os relacionados com a literatura. Um dos movimentos mais importantes e conhecidos do século XIX, o Esteticismo, surgiu na Europa, sendo parecido com as tendências surgidas na França e na Itália, como uma adaptação das tendências do Simbolismo e Decadentismo.
Esteticismo – Significado?
O Esteticismo possui significados para a literatura, artes visuais e decorativas. O principal significado do Esteticismo é “Fazer Arte pela Arte”, pois os “estetas” (que eram aqueles artistas que defendiam o Esteticismo) defendiam o ideal de que a arte deveria privilegiar somente os valores estéticos, tanto na literatura quanto nas artes plásticas.
Assim, o movimento também tinha como significado o pensamento de que a arte deve imitar a vida. Veja também os significados desses termos:
Quando o Esteticismo Surgiu?
O movimento que teve suas raízes já na era pós romantismo, antecedendo o modernismo, ocorreu aproximadamente entre os anos de 1868 e 1901. Embora as suas bases tenham sido iniciadas no século XVIII, o movimento só se consolidou no século XIX.
Esteticismo – quais seus ideais?
Os principais ideais do Esteticismo são voltados para a arte apenas com ideais estéticos, sendo assim os defensores do movimento não acreditavam que a arte imita a vida, mas sim que a vida deve imitar a arte. Esse ideal já era escrito desde a época de Aristóteles, mas só ganhou força através das obras de Alexander Baumgarten, no século XVIII, que foi o criador do termo “estética”. Assim, o movimento pregava que os valores e os temas de cunho político, social e éticos deveriam ser deixados de lado na hora de fazer arte.
Na metade do século XIX, o artista Théophile Gautier publicou um material que serviu como base para o movimento, que surgiu de forma concomitante com os movimentos de Simbolismo, o Parnasianismo e o Decadentismo, onde o autor afirmava que os artistas que não produziam coisas esteticamente belas não poderiam ser considerados artistas. Saiba também o que significam esses termos:
Características do Esteticismo
As principais características do esteticismo são:
- Valorizar e cultuar o que é belo, com foco principal apenas na estética das coisas;
- Fazer arte pela arte, sem fins sociais, morais ou políticos, com foco apenas na estética das coisas, sem críticas sociais;
- Proporcionar prazer através da arte, com obras que eram esteticamente belas.
Essas eram as principais características do esteticismo, e eram aplicadas nas artes, tanto na literatura quanto nas artes plásticas. Embora o movimento tenha sido muito forte na área literária, ele também esteve presente em outras áreas como a área musical, artes visuais e artes decorativas.
Principais Nomes do Esteticismo
O Esteticismo também é conhecido e chamado de Movimento Estético. Isso por conta de todas as características e ideais que são tratados e pregados pelo movimento. Algumas pessoas também associam o esteticismo com os movimentos de Simbolismo, o Parnasianismo e o Decadentismo, sendo que muitas pessoas confundem que são sinônimos, embora não sejam, sendo apenas movimentos influenciados por uma base parecida, com a arte sendo feita com a finalidade estética.