O português é uma das línguas que se originou do latim, e se caracteriza por ser o idioma oficial de nove países. Em números, isso significa que a língua possui quase 300 milhões de falantes. Pensando nisso, nós decidimos redigir uma série de textos sobre os temas de português que mais causam dúvidas. No artigo de hoje, abordaremos o assunto de encontro vocálico! Venha conosco e aprenda!
Porém, embora seja o quinto idioma mais falado no mundo, o português é uma das línguas mais complexas que existem, causando muitas dúvidas naqueles que estão começando a aprender o idioma.

O que é Encontro Vocálico?
Todas as palavras são constituídas por letras e por fonemas. As primeiras podem ser classificadas em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. A união de duas ou mais letras resulta nas sílabas, que são constituídas, no mínimo, por uma vogal e por uma consoante.
Outro aspecto importante é que, embora as sílabas possam ser formadas por mais de uma consoante, elas não podem possuir mais de uma vogal. A explicação para isso é simples: cada sílaba deve possuir apenas um núcleo, que é a vogal.
Porém, nada impede que cada sílaba seja constituída por uma vogal e por uma ou duas semivogais. E a esse fenômeno, damos o nome de encontro vocálico. Então, podemos afirmar que o encontro vocálico nada mais é do que a união de dois ou três sons vocálicos.
- Confira: Algumas atividades com vogal para praticar a língua portuguesa.
Tipos de Encontros Vocálicos
Como explicitado acima, um encontro vocálico é a união de uma vogal com uma ou duas semivogais. O grande problema dos alunos é conseguir diferenciar uma vogal de uma semivogal, já que todas as vogais podem desempenhar o papel de semivogal. A única forma de fazer essa diferenciação é pronunciado as sílabas e identificando a vogal principal, ou seja, aquela mais forte e mais clara.
Na palavra mau (mau), por exemplo, o som do a é bem mais evidente claro que o som do u, que se mostra apagado. Nesse caso, fica claro que o a é a vogal dessa sílaba, enquanto o u exerce o papel de semivogal. Na palavra baú (ba-u), por outro lado, temos duas vogais fortes. Isso significa que elas não devem permanecer juntas, já que cada uma é o núcleo da sua própria sílaba.
- Confira Também: Atividades com Alfabeto e Atividades de Português 9º Ano.
Ditongo
Os ditongos são caracterizados pelo encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Eles podem ser classificados a partir da sua sonoridade (ditongo oral e ditongo nasal) ou a partir da posição dos seus fonemas (ditongo crescente e ditongo decrescente).
Na pronúncia do ditongo oral, o ar sai livremente pela boca, de maneira clara e límpida, como é o caso das palavras silêncio e leite. Na pronúncia do ditongo nasal, por sua vez, parte do som passa pela cavidade nasal, de forma que o som sai mais anasalado, como é o caso das palavras pão e grão.
Já no ditongo crescente, há um crescimento da pronúncia, ou seja, o som parte da semivogal para a vogal, como nos exemplos quadrado e quase. No ditongo decrescente, ocorre o contrário, o som parte do mais forte (vogal) para o mais fraco (semivogal), como nos exemplos pai e pauta.
Tritongo
No tritongo, como o próprio nome sugere, há o encontro de uma vogal com duas semivogais, na seguinte disposição: semivogal + vogal + semivogal. Além disso, os tritongos também podem ser classificados como orais e nasais, de acordo com a pronúncia. A palavra saguão é um exemplo de tritongo nasal, enquanto a palavra Uruguai é um exemplo de tritongo oral.
Hiatos
O hiato nada mais é do que o encontro de dois sons vocálicos pertencente a sílabas distintas. Isso significa que quando ocorre o encontro de duas vogais fortes, elas formam um hiato. As palavras saúde (sa-ú-de) e saída (sa-í-da) são exemplos de hiatos.
Exemplos de Encontros Vocálicos
Veja, abaixo, alguns exemplos de encontros vocálicos!
Ditongo
- Balão (ba-lão);
- Dói (dói);
- Dois (dois);
- Céu (céu);
- Deixa (dei-xa);
- Mineiro (mi-nei-ro);
- Limão (li-mão);
- Linguiça (lin-gui-ça).
Tritongo
- Cheguei (che-guei);
- Enxaguei (en-xa-guei);
- Quão (quão).
Hiato
- Coelho (co-e-lho);
- Dia (di-a);
- Fiel (fi-el);
- Moeda (mo-e-da);
- Noel (no-el);
- Piada (pi-a-da);
- Poético (po-é-ti-co);
- Rainha (ra-i-nha).
Atividades de Encontros Vocálicos
Veja, a seguir, as atividades que elaboramos sobre encontros vocálicos! Não deixe de fazê-las para garantir a fixação do conteúdo!
Sublinhe o encontro vocálico das palavras a seguir.
Exemplo: Rainha
- Baleia;
- Cadeira;
- Cuidado;
- Cenoura;
- Coração;
- Depois;
- Dia;
- Família;
- Ideia;
- Melancia;
- Mãe;
- Moeda;
- Navio;
- Pai;
- Piada;
- Peixe.
Junte as vogais abaixo e forme os encontros vocálicos.
- A + E =
- A + I =
- A + O =
- A + U =
- E + I =
- E + O =
- E + U =
- I + O =
- I + U =
- O + U =
Dê exemplos de palavras para os encontros vocálicos a seguir.
- A + I =
- A + E =
- E + O =
- I + U =
- O + U =