É de conhecimento geral que a língua portuguesa traz algumas palavras que são bem simples de serem faladas, mas que, às vezes, conseguem nos confundir. Logo abaixo vamos explicar a diferença entre De repente ou derrepente.
É importante saber a correta escrita dessas expressões, seja para utilizar em uma redação no vestibular, garantindo uma melhor chance de obter uma boa nota, ou para redigir um e-mail para alguém, já que uma grafia incorreta pode até afastar relacionamentos.
Hoje, vamos falar um pouco sobre a diferença entre “de repente” e “derrepente”, incluindo sua grafia correta, qual o seu significado, e muito mais. Vamos nessa!

Como se escreve?
A grafia correta é de repente, escrito separadamente. De repente é uma locução adverbial, sendo formada por uma preposição, a “de”, e seguida por um substantivo masculino, o “repente”. Como a preposição antecede o substantivo, essa expressão não é uma junção, e sim uma conexão.
Isso quer dizer que a palavra “derrepente” é uma grafia incorreta, ou seja, não existe na língua portuguesa. Vale ressaltar que ela pode ser classificada como adverbio de modo, remetendo a forma de como algo foi feito, ou de tempo, remetendo ao tempo que algo aconteceu.
- Leia Ainda: Qual a maneira correta? Sede ou Cede, e ainda a diferença entre Oque, O Que ou O Quê.
Significado de De Repente
A função de uma locução adverbial é de conceder uma característica a uma frase. A locução “de repente” possui vários significados. Vale ressaltar que em casos assim, o contexto é de suma importância para a correta assimilação do sentido da frase.
Quando o termo “de repente” vem com o sentido de indicar que uma situação ocorreu de forma súbita, podendo ser substituído por repentinamente, ou por algum dos sinônimos que veremos mais a frente, ela se caracteriza como uma locução adverbial de modo (representando o modo como aquilo aconteceu).
Agora, quando o termo puder ser substituído por então, nessa altura ou por algum dos sinônimos eu veremos mais a frente, ele se caracteriza como uma locução adverbial de tempo.
Só que, para fazer essa diferenciação, é necessária a inserção em um contexto, que retire sua ambiguidade e permita que o leitor tenha o acesso a um significado concreto, que não possibilite uma dualidade de interpretação.
Como se pode perceber, nem sempre é tão fácil diferenciar as duas funções dessa locução adverbial, sendo necessário uma boa verificação do contexto em que o termo aparece. Ainda assim é importante o porquê que ela se encaixa nas duas classificações (adverbio de modo ou de tempo).
É bom lembrar ainda que além dos significados ditos acima, essa locução também pode ser usada para representar uma incerteza ou uma possibilidade, porém, esse uso é feito de forma coloquial.
Tecnicamente é um significado que não condiz com a expressão, sendo aconselhado que seu uso seja evitado ou que não seja usado de forma alguma.
✔ Veja Também: Como se escreve De novo ou denovo e exemplos de aplicação.
De repente ou derrepente – Sinônimos
Baseado no que vimos na parte do significado de “de repente”, podemos utilizar como sinônimos, para a locução adverbial de modo, expressões que nos remetam a algo que ocorreu de forma súbita, tendo por exemplos as palavras:
- Repentinamente, inesperadamente, subitamente, de súbito, bruscamente, abruptamente, inopinadamente, de golpe, de supetão.
Para representar a locução adverbial de tempo, “de repente” traz os seguintes sinônimos:
- Nessa altura, então, nesse momento.
Já para representar uma incerteza ou uma possibilidade, temos:
- Quem sabe, talvez, possivelmente, provavelmente, quiçá, porventura, eventualmente.
✔ Confira: Qual o uso correto A Partir ou Apartir?
De repente ou derrepente – Exemplos de Uso
Para fixar melhor tudo o que foi visto até agora, temos a seguir exemplos de aplicação em uma frase da locução “de repente”, para os três significados que foram vistos anteriormente.
Em primeiro lugar, tendo o significado de algo que ocorreu de forma súbita, como advérbio de modo:
- Mariana se levantou da cadeira de repente, ao se assustar com o pássaro que bateu em sua janela.
- Bati o carro hoje, porque um motoqueiro entrou na minha frente de repente.
- Lucca estava brigando com Felipe na faculdade, quando, de repente, o reitor apareceu na frente deles.
- Mesmo com a forte tempestade, eu estava dormindo tranquilamente, quando de repente, eu acordei com um trovão que me ensurdeceu.
Em segundo lugar, para seu uso como advérbio de tempo, temos:
- “O dia corria normalmente, de repente, uma flor começou a desabrochar meio ao intenso inverno”. (Nesse contexto, duas pessoas conversavam sobre como estava sendo o inverno em sua cidade, sendo que a pessoa que falou a frase estava a falar sobre o seu dia)
(Vale lembrar que é muito importante a presença de um contexto bem estruturado, para que se identifique de forma correta o significado do termo)
E, apesar de ser uma forma errada de uso, para o seu entendimento no contexto de uma frase, trouxemos para você exemplos de uso coloquiais da locução adverbial “de repente”, estando a representar uma possibilidade, sendo eles:
- Por que você não manda mensagem pra a Luiza? De repente vocês voltam a se falar.
- Aquela empresa que você queria tralhar está aceitando currículos. Envia o seu, vai que de repente eles te contratam.