Você sabe como se chama uma grande quantidade de gafanhotos, como fazemos para avisar que uma grande quantidade de gafanhotos está vindo em direção a plantação? Sabemos que a contagem de um é gafanhoto, e a contagem de dois, são gafanhotos. Mas é uma quantidade muito maior? Confira abaixo qual o é o coletivo de gafanhoto e como e quando utilizar, além de exemplos.
Coletivo de Gafanhoto
O substantivo coletivo utilizado para representar uma grande quantidade de gafanhotos é o substantivo “nuvem”. Além de gafanhotos, a expressão “nuvem” também pode ser utilizada para delimitar uma grande quantidade de mosquitos ou de pernilongos. Portanto, é recomendado que se especifique de que nuvem você está tratando.
Ou seja, para se referir corretamente a um grande número de gafanhotos você pode dizer que:
- “Rápido! Protejam-se! Há uma nuvem de gafanhotos vindo em nossa direção!”
Assim como para se referir a um grande número de mosquitos ou de pernilongos, você pode dizer que:
- “Não consigo dormir, pois essa nuvem de mosquitos não me deixa em paz!”
Viu como é fácil empregar o uso do coletivo de gafanhoto no dia a dia.
Leia Também: Qual o coletivo de pássaro e quando e onde utilizar.
Substantivos Coletivos
Um substantivo coletivo é um nome comum utilizado para identificar uma grande quantidade de seres, coisas, ou animais que sejam da mesma espécie. É usado um nome que, normalmente, está no singular, para representar uma grande quantidade de coisas. Isso serve para facilitar a demonstração de que é um número maior que o acostumado a se lidar.
Os substantivos coletivos são divididos em particulares e universais, sendo os particulares formado por coisas contáveis, que podem ser pluralizados, e os universais formados por coisas não contáveis, que não podem ser pluralizados.
- Conheça: Tudo sobre a de bolsa de estudos Quero Bolsa 2024 e como inscrever-se no programa.
Sobre os Gafanhotos
Começando com a sua classificação geral, deve se dizer que os gafanhotos são animais que são insetos, ou seja, se localizam classificados junto ao filo Artrophoda. Além disso, sua subsequente classificação é a ordem, que os gafanhotos estão inseridos na ordem Orthoptera e sua subordem é a Caelifera. É importante lembrar que essa subordem abrange um grande número de espécies, sendo esse total ultrapassando mais de 11.500 espécies!
Esses animais possuem hábitos terrestres, sendo sua alimentação baseada basicamente na ingestão de vegetais. Por ter que tentar alcançar alimentos, seu corpo conta com um par de patas bem alongadas, que ajudam com que o animal alcance grandes distâncias e alturas em seus pulos. Já que estamos falando das patas dos gafanhotos, podemos dizer que por pertencer ao grupo dos artrópodes, os gafanhotos apresentam características em comum com seus parentes de grupo, contando com a presença de uma espécie de armadura, formada pelo polissacarídeo quitina, que é o esqueleto externo desses animais, chamado de exoesqueleto. Além disso, esses animais apresentam outras características em comum com seus semelhantes, como um corpo dividido em três partes, sendo elas cabeça, tórax e abdômen, contar com a presença de três pares de patas, sendo que um par delas, o último par, é mais alongado que os demais, como já foi dito anteriormente e que além de serem patas mais alongadas, elas auxiliam os gafanhotos na produção do seu som característico. Os gafanhotos possuem ainda um par de antenas em sua cabeça. Vale lembrar também que possuem uma bela variação de cores.
Além de tudo isso que já foi supracitado, algumas espécies de gafanhotos também possuem dois pares de asas. Um desses par possui um aspecto semelhante ao couro, já o outro par de asas possui um aspecto mais membranoso. Por possuir uma grande variação entre espécies, alguns gafanhotos podem ainda apresentar asas menos desenvolvidas e até mesmo é possível de ser encontradas espécies sem asa!
Sobre o som que foi citado anteriormente, algumas espécies de gafanhotos conseguem produzir esse som ao realizar a ação de friccionar uma das patas com a parte de baixo da sua asa que se assemelha ao couro. Também é possível que algumas outras espécies, que possuem a asa mais desenvolvida que as outras, produzam sons derivados da batida de suas asas, isso durante a realização do seu voo. Além de outras intenções, esses sons também são utilizados pelo macho para chamar a atenção da fêmea, afim de encontrar uma parceira.
Seu par de antenas é mais curto e seu corpo é mais alongado que o das outras espécies do seu filo, o que pode facilitar sua diferenciação de outros animais, que apresentam antenas longas e corpos mais compactos.
Quanto a suas ações, se concentram majoritariamente no período que possui luz solar, realizando apenas parte de suas atividades durante a noite, como sua alimentação. O gafanhoto é um animal herbívoro, ou seja, se alimenta principalmente de vegetais. Por conta disso, esses animais acabam sendo responsáveis por enormes prejuízos em grandes plantações, por conseguir comer mais do que o seu próprio peso, isso durante apenas um único dia. Além disso, por onde uma grande quantidade de gafanhotos passa há sempre a possiblidade de que sejam encontrados danos em roupas e móveis que estiverem pelo seu caminho. Um exemplo disso é que uma grande quantidade de gafanhotos foi causadora de uma grande destruição em uma antiga civilização, e para saber mais sobre isso, basta pesquisar sobre as pragas do Egito.