A Páscoa representa uma das maiores festas litúrgicas comemoradas pelo cristianismo. A festividade rememora a crucificação e a ressureição de Jesus Cristo, e se caracteriza por não ter uma celebração fixa, ou seja, os dias em que se comemora o feriado mudam a cada ano. Pensando na importância desse feriado, nós decidimos trazer para vocês alguns símbolos da páscoa, significados e algumas curiosidades. Venha com a gente e veja mais!

O único ponto fixo é que a festividade deve acontecer entre os meses de março e abril. A data exata de cada ano é estabelecida pela Igreja Católica, a partir dos critérios elaborados no século IV durante o Concílio de Niceia.

A festa cristã se inspirou na Pessach, a páscoa judia, que acontece na mesma época em que supostamente Jesus foi crucificado. Porém, embora ocorra nesse período, a Pessach não celebra a ressureição de Cristo, e sim a libertação dos hebreus escravizados no Egito (o que aconteceu em 1446 a.C.).

Para muitos cristãos, a importância da Páscoa supera até mesmo a importância do Natal, justamente por marcar a ressureição de Jesus, o que é entendido pelo cristianismo como a demonstração da divindade de Cristo. Além disso, a Páscoa marca a remissão dos pecados da humanidade a partir da crucificação de Jesus, outro ponto extremamente relevante. 

Símbolos da Páscoa
Símbolos da Páscoa

Significados Símbolos da Páscoa Católica e Evangélica

A Páscoa é uma das celebrações que mais possui símbolos de representação. Tanto para os Judeus quanto para os Católicos e Evangélicos, a Páscoa representa um período de renovação e esperança, o que é retratado em quase todos os ícones associados ao feriado. Veja, a seguir, o significado desses símbolos.

Coelho

O coelho é um dos principais símbolos da Páscoa, conhecido até por aqueles que não comemoram o feriado. Como esse animal sempre é relacionado a grandes ninhadas, ele costuma representar a fertilidade e a renovação da vida. 

Uma possível origem para o coelho ser um dos símbolos da Páscoa é o fato de que o animal era associado, pelos povos antigos, à lua. E, como a data do feriado é determinada pelas fases da lua, acredita-se que isso tenha originado essa simbologia pascal.

Ovos

Os ovos de Páscoa representam um dos símbolos prediletos pelas crianças. Ainda na antiguidade, surgiu o costume de presentear as pessoas com ovos coloridos e cozidos para representar a vida e o nascimento. Essa prática acontecia com a chegada da primavera e, posteriormente, acabou sendo adotado pelos cristãos.

Na atualidade, o mais comum é presentear os amigos e familiares com ovos de chocolate, porém, muitas famílias ainda adotam o costume dos ovos cozidos.

Cruz

A cruz, por sua vez, representa o sofrimento de Cristo, já que, para redimir os pecados da humanidade, Jesus morreu na cruz após ser crucificado pelos romanos.

Pão e Vinho

O pão e o vinho são mais dois símbolos diretamente relacionados ao cristianismo. Eles retratam, respectivamente, o corpo e o sangue de Jesus Cristo, e simbolizam a ressureição e a eternidade. 

O pão e o vinho sempre estão presentes durante as celebrações de Páscoa e são uma das representações mais antigas do cristianismo. Esses símbolos aparecem, inclusive, em vários trechos bíblicos, como na passagem da Santa Ceia (última refeição de Cristo), quando Jesus explica o significado do pão e do vinho.

Cordeiro

O cordeiro é um símbolo pascal tanto para os judeus quanto para os cristãos. De acordo com o antigo testamento, o cordeiro foi o animal que Moisés escolheu para sacrificar em homenagem a Deus, como forma de agradecimento pela libertação dos hebreus.

Para os cristãos, o cordeiro representa o próprio Cristo, que morreu na cruz para redimir a humanidade.

Peixe

Para a Páscoa, o peixe simboliza a vida. No Brasil, é bastante comum que, nas confraternizações de Páscoa, seja servido algum tipo de peixe (principalmente bacalhau) no lugar da carne vermelha.

Além desse hábito e dessa simbologia, os peixes sempre estiveram associados ao cristianismo. Um dos acontecimentos mais famosos que envolvem Jesus, por exemplo, é o episódio em que Cristo multiplica os pães e os peixes para alimentar todos que o escutavam. Além disso, os apóstolos de Jesus também eram conhecidos como “pescadores de homens”, mais uma referência ao animal.

Sinos

Os sinos sempre estiveram associados às celebrações cristãs, e sempre estão presentes nas igrejas. Nos domingos de Páscoa, é comum que os sinos sejam badalados para anunciar a ressureição de Cristo, representado a nova vida.

Palmeiras

Os ramos de palmeiras, por sua vez, marcam o início da Semana Santa, remetendo ao Domingo de Ramos e relembrando a chegada de Jesus à Jerusalém.

Esse símbolo acabou se popularizando, pois, quando a população soube que Cristo estava chegando à cidade santa, as pessoas espalharam ramos de palmeiras pelas estradas por onde Ele passaria, como forma de comemorar a sua chegada. O costume persiste até hoje, sendo bastante comum adornar as igrejas com ramos de palmeiras durante a semana santa.

5/5 - (3 votos)

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here