Você já ouviu falar das Cores Primárias? Quando falamos sobre essas cores, estamos falando de cores que não conseguem ser obtidas com a utilização de outras cores. Como assim? Abaixo você vai entender tudo sobre as Cores Primárias, suas características e claro, a psicologia das cores.
Cores Primárias — O que são?
Como foi citado anteriormente, as Cores Primárias são as cores que independente do que você faça, não consegue ser obtido através da mistura de 2 ou mais cores.
Entretanto, embora não possam ser criadas utilizando outras cores, elas são fundamentais para a criação de todas as outras cores, incluindo o branco.
Saiba também o significado de outros termos:
Quais são as Cores Primárias?
Hoje em dia, dentro das Cores Primárias existem somente 3 tipos de cores, você consegue imaginar quais são elas? Se você pensou em Amarelo, Azul e Vermelho. Parabéns! Você acertou.
Estão quer dizer que com apenas essas 3 cores é possível ter todas as outras? Exatamente! Quando misturamos Amarelo e Vermelho, por exemplo, temos o Laranja.
Porém, o Laranja se enquadra nas Cores Secundárias, além das secundárias, temos as Terciárias, como é o caso vermelho-arroxeado.
Cores Primárias Aditivas
Você já ouviu falar das Cores Primárias Aditivas? Não é comum esse termo ser ensinado nas aulas de artes nas escolas. Até porque, as Aditivas diferem das primárias tradicionais.
Em resumo, as cores primárias aditivas são produzidas por conta de uma luz. Por conta dessa fonte luminosa, as cores deixam de ser Amarelo, Azul e Vermelho e passam a ser Vermelho, Verde e Azul.
Cores Primárias Subtrativas
Atualmente, as Cores Subtrativas são muito utilizadas em gráficas, por exemplo. Você sabe o motivo? Na natureza, as cores Amarelo, Azul e Vermelha são as responsáveis por fazer a cor Branca. Entretanto, quando falamos sobre as Primárias Subtrativas, elas servem para fazer a cor preta. Você sabia disso?
Esse modelo de cores é muito utilizado para impressão de imagens coloridas e fotografias. Geralmente, impressão de fotos e imagens coloridas utiliza 4 cores de tinta:
- Ciano
- Magenta
- Amarelo
- Preto
Essas são as chamadas “cores primarias subtrativas”.
Neste caso, em teoria, se misturarmos as cores magenta, ciano e o próprio amarelo, conseguimos o preto. Posteriormente, misturando o Preto com o Branco, conseguimos o cinza e assim por diante.
Veja também quais os significados desses termos:
Atividades Cores Primárias
Para ficar mais fácil a compreensão sobre as cores, é legal fazer experiências com tinta à base de água, como é o caso do guache. Por ser a base de água, esse tipo de tinta sai facilmente e é perfeito para fazer atividades com cores.
Nessas atividades o legal é fazer associações das cores e a misturar as cores, por exemplo:
- Amarelo + Vermelho = Laranja;
- Amarelo + Azul = Verde;
- Vermelho + Azul = Roxo.
Com as novas cores, você também pode fazer experiências com cores terciárias como o amarelo-esverdeado, por exemplo.
Psicologia das Cores
Embora as pessoas enxerguem as cores como algo que dá vida, ela é muito mais que isso em nosso dia a dia. Quando falamos em psicologia das cores, elas interferem diretamente no nosso raciocínio, humor e até em tomadas de decisão.
O vermelho, por exemplo, é uma cor forte, com muita emoção, perfeita para o amor ou até mesmo a raiva, dois extremos que se completam. No caso do laranja, associamos eles com o otimismo, autoconfiança.
O Verde é muito utilizado para indicar segurança, Azul confiança, o Rosa empatia, o branco simplicidade, preto sofisticação.