A harmonia das cores: monocromia, isocromia e policromia, é um assunto que ainda gera dúvidas, até mesmo entre os adultos. Apesar de ser um assunto tratado no ensino fundamental, ele causa ainda bastante questionamentos e é algo perfeitamente comum.
Afinal de contas, as explicações acerca deles pode gerar confusão e muitos acabam tendo um conceito errado sobre esse assunto.
Em função disso, é preciso entender sobre cada um, pois assim você terá uma visão melhor e correta das cores.
Sabendo disso, veja abaixo mais sobre monocromia, isocromia e policromia agora mesmo. Confira agora mesmo, é só continuar a leitura!
Monocromia
É importante começar explicando o conceito mais simples e fácil de ser compreendido entre todos os outros, que é o da monocromia.
Isso porque, ela trata-se da forma mais simples de cor, que é desenvolvida fazendo uso de uma cor apenas nas suas diferentes tonalidades.
Quer conhecer um bom exemplo de monocromia? É só imaginar as pinturas da época “Azul e Rosa” de Pablo Picasso.
Desse modo, em todas elas, é usado basicamente uma cor e ela compõem todo o quadro, em diferentes intensidades e tonalidades.
A partir do entendimento desse conceito, você pode usar a monocromia desde em pinturas, por exemplo, até mesmo em looks.
Afinal de contas, as possibilidades dentro de uma mesma cor são muitas e cabe a você utilizar esse conceito de modo criativo
Inclusive, não prenda-se as cores convencionais, é válido usar a monocromia também em colorações mais diferenciadas, sempre apostando na mesma cor, porém em diferentes tonalidades e intensidades, é claro.
Veja também:
Isocromia
Agora você já entendeu a monocromia, não é mesmo? É o momento de partir para o segundo conceito, que é exatamente o da isocromia.
Assim como o anterior, o entendimento desse também é muito básico, simples e fácil.
Afinal de contas, isocromia consiste na harmonia atingida através de uma composição que faz uso de diferentes cores, mas que elas se implicam e se relacionam uma com a outra.
Dessa maneira, para que você pinte ou faça um desenho harmônico, é válido fazer uso da isocromia, pois ela traz esse destaque.
Não deixe de conferir também:
Policromia
Por fim, é necessário compreender ainda sobre policromia, que também tem a ver com arte e as cores.
Como o próprio nome já deixa claro, policromia naturalmente é aquela que envolve diversas cores.
A palavra é de origem do grego: poli significa muitos e cromia, significa cores, logo é o mesmo conceito que foi explicado anteriormente.
Dessa forma, tudo que envolve o uso de várias cores, seja na pintura ou na roupa, é chamado de policromia.
É óbvio que para ficar harmônico e bonito, se torna interessante que você faça uma combinação dessas várias cores, tendo sempre o bom senso como uma referência.
No mais, agora você já entende o conceito de monocromia, isocromia e policromia.
E, como visto, são definições muito simples de serem assimiladas e úteis, tanto no dia a dia, para combinação de roupas e até mesmo de decorações, quanto na arte, é claro.