O que é erudito?
O termo erudito é utilizado a fim de designar aqueles indivíduos que possuem amplos conhecimentos gerais ou específicos. Além disto, palavra ainda é utilizada para se referir àquelas pessoas que sempre estão em busca de novos aprendizados.
Música erudita
Normalmente, a expressão “música erudita” faz referência à música clássica estabelecida pela civilização ocidental – que, neste contexto, corresponde principalmente às nações europeias.
Esse tipo de manifestação artística começou a se desenvolver efetivamente a partir do século XVII e é classificada como àquela que tem origem em um profundo conhecimento, o qual pode ser incorporado nos versos de uma canção ou na técnica com a qual determinado instrumento é manejado. Portanto, manifestações musicais que não sejam provenientes de algum discernimento palpável, tais como as canções inspiradas em costumes e lendas culturais, não são englobadas pelas classificações da música erudita.
Há dois principais tipos de música erudita: a que consiste apenas na melodia e a que engloba aos arranjos uma letra. A primeira tem como principais aspectos as precisões no ritmo, na velocidade e na elevação dos sons, prendendo-se extremamente à técnica do instrumento e vetando quaisquer tipos de arranjos inusitados. Já a segunda pode consistir na utilização de técnicas literárias, como métricas, ou apenas na erudição impressa na letra.
No Brasil há vários compositores e musicistas que são englobados pelos conceitos da música erudita; um exemplo é o compositor e cantor Chico Buarque, já que, além de prezar a métrica e o ritmo, o artista constantemente engloba conhecimentos políticos e sociais em suas letras.
Origem da expressão música clássica:
Como já explicitado, a música clássica, que é tida como um dos melhores representantes da música erudita, abrange as composições compostas apenas a partir de instrumentos clássicos, tais como o piano e o violino.
Logo, é compreensível que essa expressão tenha sido empregada pela primeira vez com o objetivo de referenciar a época que é tida por muitos como a melhor, a qual corresponde às grandes composições clássicas, que começam com Bach (século XVII) e terminam com Beethoven (século XIX).
Veja também sobre:
Pessoa erudita
É classificado como uma pessoa erudita aquele indivíduo que tem um amplo conhecimento acerca das coisas que o rodeiam e de situações mais gerais. Os acadêmicos, por exemplo, são considerados um dos representantes dessas pessoas, já que os mesmos adquirem uma profunda cognição em determinada área.
Erudito ou pedante?
O conhecimento é uma das características que podem elevar socialmente uma pessoa, logo, é normal que um desejo comum aos indivíduos seja o de desenvolver erudição.
É neste contexto que entra o conceito de pedantismo, o qual caracteriza aquelas pessoas que são pretensiosas, as quais demonstram deter um discernimento que na verdade não possuem. Portanto, demonstrar-se como erudito, não significa de fato ser possuidor da erudição, já que, para tal, é necessário conhecimento e não apenas a conjectura.
Sinônimos de erudito
Dentre os sinônimos de erudito, os mais considerados são:
- Culto;
- Sábio;
- Douto;
- Ciente;
- Experto;
- Letrado;
- Versado;
- Sabedor;
- Instruído;
- Inteirado;
- Multíscio;
- Informado;
- Inteligente.
Antônimos de erudito
Os principais antônimos de erudito são:
- Leigo;
- Inepto;
- Ignaro;
- Inculto;
- Iletrado;
- Indouto;
- Insciente;
- Ignorante;
- Analfabeto;
- Desconhecedor.