O que é Assepsia

Um dos métodos mais eficazes de higienização é a Assepsia, descubra ao longo desse artigo, tudo que você precisa saber sobre o mesmo.

Microrganismos patogênicos, tais como bactérias, vírus, fungos e protozoários, são responsáveis por diversas das doenças que acometem os seres humanos, como a dengue, a tuberculose, a cólera e a amebíase.

Porém, uma quantidade majoritária dessas doenças infecciosas poderia ser evitada caso os indivíduos se higienizassem adequadamente. Portanto, é notável a importância de desenvolver este hábito e de incuti-los principalmente nas crianças, as quais são mais suscetíveis às patologias.

A assepsia é um dos métodos de higienização mais eficazes. Por exemplo: assepsiar constantemente as mãos, principalmente antes de se alimentar ou após manusear dinheiro, pode evitar o contágio de diversos males, tais como a catapora, a gripe, a conjuntivite, entre outros.

Assepsia
Assepsia

O que é assepsia?

A assepsia consiste em ações conjuntas a fim de funcionarem como uma das profilaxias contra doenças infecciosas. A assepsia da pele, a qual pode e deve ser realizada por quaisquer pessoas, evita, por exemplo, a proliferação de microorganismos nela, os quais eventualmente poderiam desencadear o desenvolvimento de dermatites.

Além disto, a simples higienização conveniente da pele evita a contaminação de diversas outras doenças mais agressivas e até mesmo fatais, tal como a salmonela, cuja infecção desencadeia sintomas como diarreia aguda, febre alta e fortes dores de cabeça.

Portanto, por entrarmos em constante contato com objetos impuros nos transportes públicos, nas ruas ou até mesmo dentro de casa, é importantíssima a assepsia correta da pele, principalmente a das mãos, a mais importante.

Assepsia das Mãos

Assepsiar as mãos é substancial, especialmente pelo fato delas sempre estarem em contato com objetivos contaminados e também por frequentemente levarmo-las à boca, ao nariz e aos olhos, o que facilita a infecção do organismo por germes.

Para que a limpeza das mãos seja feita de forma conveniente, o ideal é que elas sejam lavadas com sabão e água e que, durante o processo, uma mão se esfregue bastante na outra; outro ponto importante é que a lavagem não deve se restringir apenas a elas, sendo fundamental a higienização dos pulsos também.

Qual a diferença entre assepsia e antissepsia?

A assepsia tem o objetivo de evitar possíveis infecções, eliminando os germes da pele antes que eles desencadeiem algum mal ao organismo e ela pode ser feita simplesmente com água e sabão ou álcool.

Ao passo em que a antissepsia tem o intuito de desinfetar a pele já infeccionada; esta limpeza é realizada com substâncias próprias para isto e que não causem outros males aos ferimentos, como os antissépticos mais comuns que são vendidos em quaisquer farmácias. Caso a infecção esteja muito grave, é importante que a higienização seja feita em hospitais, pelos profissionais adequados.

Quais doenças podem ser evitadas ao lavar as mãos?

Dentre as doenças que podem ser evitadas ao se assepsiar as mãos adequadamente, as prevalecentes são:

  • Candidíase;
  • Salmonela;
  • Escabiose;
  • Rotavírus;
  • Gastroenterite;
  • Hepatite A.

Assepsia de Hospitais

Nos hospitais há um fluxo contínuo de indivíduos doentes, o que favorece muito a contaminação destes locais. Porém, eles têm como objetivo exatamente o contrário, que é promover a melhoria de pessoas adoentadas.

Logo, é fato que essas unidades necessitam de higienizações constantes e rígidas, com produtos próprios para estas aprofundadas limpezas, a fim de evitar a propagação de microrganismos patológicos.

5/5 - (1 vote)

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here