O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foram elaborados pelo Governo Federal e permitem, em conjunto, o acesso ao ensino superior público brasileiro. Saiba ao longo desse artigo como funciona a nota de corte SISU 2025.

Como o próprio nome sugere, o Enem é um exame que avalia a qualidade do ensino básico dos candidatos, sendo considerado o principal vestibular do país, ou seja, a principal maneira de adentrar em alguma instituição de ensino superior pública. O SISU, por sua vez, é o responsável por aplicar os pesos devidos às notas dos participantes e por selecionar aqueles que obtiveram as melhores pontuações.

Neste post, nós detalharemos tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento da nota de corte do Sisu 2025. Venha conosco e fique por dentro de tudo!

Nota de Corte SISU 2025

A nota de corte do Sisu 2025 nada mais é do que a média obtida no último Enem com os devidos pesos exigidos por cada universidade. Isso significa que a nota de corte SISU se altera de acordo com a graduação escolhida e de acordo com a instituição de ensino que o estudante almeje ingressar.

Nota de Corte SISU 2025
Nota de Corte SISU 2025

Porém, é válido ressaltar que o MEC define a nota de corte apenas como uma referência para auxiliar o candidato na sua escolha. Estar acima da nota de corte não garante a aprovação do estudante, apenas dá uma estimativa a ele, visto que essa nota pode se alterar substancialmente durante o período de inscrição do Sisu.

Como funciona a Nota de Corte SISU 2025

O Sisu foi criado com o objetivo de selecionar estudantes para as universidades públicas do país (tanto federais quanto estaduais), caracterizando-se por sempre utilizar a última nota do Enem como critério de seleção.

O cadastro no SISU também se caracteriza pela gratuidade e por ser realizado de maneira exclusivamente digital, ou seja, pela internet. Durante o período de inscrições, os candidatos têm acesso a listagem de quais instituições de ensino superior participarão do processo de seleção e quais os critérios de cada uma.

Para que possa participar do Sisu, o candidato deverá informar o login e a senha que cadastrou no momento em que se inscreveu no Enem 2025. O sistema busca automaticamente o seu resultado, classificando os participantes que queiram o mesmo curso, a mesma universidade, o mesmo turno e a mesma modalidade de concorrência.

Além disso, vale ressaltar que o Sisu não mostra as notas obtidas em cada área do Enem, mas a média entre a redação e as quatro provas objetivas. E, como foi dito acima, essa média varia de acordo com os pesos exigidos por cada instituição. Isso significa, por exemplo, que as notas de Ciências da Natureza e de Matemática podem ter um peso maior para cursos da saúde e de exatas que as notas de Ciências Humanas e de Linguagens. Além disso, as instituições ainda podem oferecer, de acordo com os seus critérios, um bônus para participantes cotistas ou para participantes que sejam naturais do estado de origem da universidade.

Também vale lembrar que o Sisu acontece duas vezes por ano, uma vez no primeiro semestre e outra no segundo semestre. A primeira edição do Sisu aconteceu no ano de 2010, e, desde então, mais universidades têm aderido ao processo de seleção.

Classificação Parcial

Como explicado acima, o Sisu utiliza as notas do Enem para a sua seleção. Então, com as suas notas em mãos, os candidatos conseguem comparar o seu desempenho ao desempenho dos demais participantes.

O prazo de inscrições no Sisu é aberto por alguns dias, período em que o candidato pode alterar as suas preferências. A partir do segundo dia de inscrição, as classificações parciais de todos os cursos são disponibilizadas.

A classificação parcial nada mais é do que a média que um participante deve possuir para que ele seja classificado em determinado curso, o que é calculado de acordo com a nota dos candidatos que se inscreveram para aquela vaga. Como os participantes podem alterar as suas preferências, o Sisu atualiza as classificações parciais uma vez por dia até o penúltimo dia de inscrição.

Chamada Regular

As classificações referentes ao último dia de inscrição no SISU 2025 correspondem ao resultado do SISU e da sua seleção. A chamada regular, ou seja, a listagem daqueles candidatos que foram selecionados para as vagas ofertadas, costuma ser disponibilizada alguns dias após o fim do período de inscrições, e, por meio dela, os participantes podem conferir a sua classificação geral e se foram aprovados ou não.

Lista de Espera SISU

Aqueles candidatos que não foram selecionados na chamada regular podem se inscrever na lista de espera SISU 2025. Caso algum dos participantes selecionados desista da sua vaga, ela é direcionada aqueles candidatos inscritos na lista de espera, até que seja preenchida.

A divulgação das listas de chamada a partir da lista de espera são de responsabilidade das instituições de ensino. Então, para ver a sua classificação na lista de espera, o candidato deverá atentar-se às informações divulgadas pela própria universidade.

5/5 - (2 votos)

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here