Conheçe alguma cor com M? Nesse artigo iremos trazer ideias de cores com a letra M e como utilizar esses nomes no famoso jogo stop.
A presença das cores nas nossas vidas se dá desde o momento em que nascemos, já que a primeira coisa que conseguimos enxergar são as cores e a diferença de luminosidade. Dito isso, é importante que consigamos mostrar aos pequenos como as cores podem influenciar a nossa vida.
Por isso, no artigo de hoje, tratemos algumas informações a mais sobre as cores com a letra M, além da importância que o contato bem feito com as cores na educação infantil, pode trazer melhorias e avanços no cognitivo dos nossos pequenos. Boa leitura!
Lista de cores com letra M
Segue abaixo, a lista de cores que possuem como inicial a consoante M:
- Mostarda
- Marrom
- Malva
- Marfim
- Magenta
Além dessas cores já mencionadas, existem ainda algumas tonalidades que, em sua maioria, derivam das cores com M já existentes, sendo elas:
- Mocassim
- Madeira
- Magenta Claro
- Magenta Escuro
- Marrom Amarelado
- Marrom Claro
- Marrom Escuro
- Marrom Rosado
- Mostarda Claro
- Mostarda Escuro
Cor com M para imprimir
É sempre bom associar o nome com a imagem, não é mesmo? Por isso, segue abaixo uma lista com as cores que se iniciam com a letra M para imprimir.
Cores na educação infantil
Cada vez mais as crianças tem começado mais cedo no mundo da tecnologia. Isso se deve em parte ao fato de que elas veem os adultos sempre com smartphones nas mãos, seja mexendo para entretenimento ou para resolver algum problema, ou até mesmo para trabalhar, e em outra parte porque tudo que é brilhante e colorido chama a atenção das crianças.
Quanto mais nova a criança é menos desenvolvida é sua capacidade de enxergar com maior exatidão, então aquilo que brilha mais ou que é mais colorido, tende a chamar sua atenção.
Além do fator de auxiliar na hora de manter as crianças entretidas um pouco, a presença das cores, de formas pensadas a auxiliar no seu desenvolvimento, ajuda no desenvolvimento cerebral da criança.
Em congruência com o pensamento escolar, nos quais os corredores infantis possuem paredes e tetos normalmente repletos de formas divertidas e coloridas, o estímulo visual provocado pela apresentação das cores na criança, tende a melhorar sua forma de interagir com o mundo e com os outros ao seu redor.
As cores primárias que conseguimos enxergar, possibilitados pela presença dos cones na nossa retina, são o verde, o azul e o vermelho. Todas as demais cores são derivadas da união de diferentes quantidades dessas 3 cores mencionadas anteriormente.
Ao apresentar essas cores primárias aos pequenos, ocorre um estímulo para melhorar e intensificar o desenvolvimento do reconhecimento das cores, incluindo das que são uma mistura dessas três cores primárias, tais como amarelo, laranja, roxo, entre outras.
Além disso, o uso das cores na infância das crianças provoca melhorias também em outras áreas, como a melhoria no desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva dos pequenos, como como melhoria nos sentidos, como tato, audição, paladar, além da sua capacidade de raciocínio, dentre diversas outras melhorias.
Para tal, se os responsáveis se interessam em trazer essa incrível melhoria para os pequenos, é importante que sejam utilizadas as cores primárias, bem como as suas variações, tanto de tonalidade quanto de cores, já que quanto mais colorido e diferente, maior a capacidade de chamar a atenção dos pequenos.
Além das cores, o brilho também possui uma imensa capacidade de chamar e prender a atenção das crianças, pois as primeiras coisas que elas conseguem perceber com seus olhos, desde o nascimento, são as cores e a intensidade luminosa, sendo esse último responsabilidade dos bastonetes.
Apenas depois, com o maior desenvolvimento do sentido da visão, a velocidade ariando de acordo com a genética e com os estímulos corretos, a criança vai começar a conseguir diferenciar formas.
Quanto maior o estimulo desenvolvido com os pequenos, seja no ambiente escolar ou em casa com os responsáveis, melhor será o desenvolvimento pessoal, tanto no quesito cognitivo como no quesito social.
Afinal, grande parte das crianças se interessa em atividades de colorir e as vezes é pedindo um lápis de cor, ou uma tinta emprestada a um coleguinha que grandes amizades se iniciam.
Dessa forma, com as aberturas de portas corretas, um novo mundo se inicia para as crianças, permitindo a elas a liberdade de crescer e criar.
Para que todas as melhorias que já foram mencionadas anteriormente aconteçam às crianças, é preciso que elas consigam desenvolver algumas habilidades com relação as cores, sendo elas conseguir nomear as cores com exatidão, identificando e reconhecendo as primárias e suas variantes.
Isso pode ser alcançado através de atividades com lápis de cor, giz ou tinta, que permitam que a criança se reconheça brincando sozinho, mas sendo monitorada por responsáveis.
Uma outra possibilidade são brincadeiras que associem cores e objetos, como os brinquedos do tipo encaixe.