O Sisu, também conhecido como Sistema de Seleção Unificada, pontua-se por permitir, junto ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ingresso às universidades federais e estaduais do país. Neste artigo, nós vamos esmiuçar todos os detalhes que você precisa saber sobre a lista de espera do Sisu 2025. Vamos nessa!
Como o próprio nome preconiza, o Enem se pontua por avaliar a qualidade da educação básica dos participantes, ao passo em que o Sisu se caracteriza por usar as notas do Enem para classificar os estudantes, selecionando os candidatos com as maiores pontuações para as vagas que são disponibilizadas a cada edição da seleção.
Lista de Espera SISU 2025
Os candidatos que não foram selecionados por meio da chamada regular (a primeira seleção do Sisu), podem se inscrever na lista de espera do Sisu 2025. A lista de espera nada mais é do que a listagem daqueles candidatos que ainda possuem interesse em uma das vagas oferecidas por determinada instituição. Caso algum dos participantes selecionados não realize a sua matrícula, as vagas reservadas tornam-se disponíveis, sendo destinadas aos estudantes inscritos na lista de espera.
Como Funciona a Lista de Espera SISU 2025
Como mencionado anteriormente, a lista de espera do Sisu 2025 é destinada aqueles participantes que não foram selecionados na primeira ou na segunda opção de cursos. Ou seja, a lista de espera representa uma segunda chance para os candidatos que não foram selecionados pela chamada regular.
O Sisu 2025 determina um prazo para que os estudantes interessados se inscrevam na lista de espera. Finalizado esse prazo, o MEC (Ministério da Educação) repassa a cada universidade a listagem dos interessados em preencher possíveis vagas remanescentes. Portanto, para descobrir se foi ou não convocado, o estudante deverá atentar-se às divulgações realizadas pelas próprias instituições.
Cabe ressaltar que os documentos exigidos e o prazo para a realização da matrícula variam de acordo com cada instituição.
Vale lembrar que cada instituição utilizar uma nota de corte do SISU 2025 para cada um dos seus cursos.
Requisitos para Participar
Para que um candidato possa participar da lista de espera do Sisu 2025, ele deve atender aos requisitos exigidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Veja, a seguir, a listagem desses dois requisitos.
- Ter concluído o ensino médio ou estar cursando o terceiro e último ano;
- Não ter sido selecionado na primeira chamada de nenhuma das opções de curso escolhidas (diferentemente do que acontecia nas edições anteriores, caso o candidato seja selecionado para a segunda opção de curso, ele não pode mais se inscrever para a lista de espera da primeira opção).
Inscrição Lista de Espera SISU 2025
Para inscrever-se à lista de espera do Sisu 2025 é bastante simples. Veja, logo abaixo, o passo a passo de como fazer isso.
- Acesse o site do Sisu (clique aqui para ser redirecionado ao portal);
- Clique em “Entrar”;
- Informe o seu CPF e a sua senha;
- Acesse o boletim do candidato;
- Na aba da primeira opção de curso, clique em “Participar da lista de espera”.
Logo em seguida, uma notificação de confirmação será emitida pelo sistema, e pronto! Você estará oficialmente inscrito na lista de espera do Sisu 2025. Agora basta ficar atento ao resultado do SISU 2025 para saber se você foi aprovado.
Como Funciona o SISU 2025
O Sistema de Seleção Unificada foi criado em 2010 com o objetivo de eleger os candidatos mais aptos para as vagas ofertadas pelas universidades estaduais e federais, e se caracteriza por usar os resultados do Enem como critério para essa seleção.
A inscrição do SISU 2025 deve ser efetuada unicamente pela internet, e se pontua por ser gratuita. Durante o período de inscrições, os candidatos têm acesso a lista das instituições participantes do processo, além de também terem acesso aos requisitos de cada uma dessas universidades.
Para que um estudante possa concorrer a uma das vagas do Sisu, ele deve possuir o login e a senha de acesso cadastrados no momento em que ele realizou a sua inscrição no Enem. O Sisu realiza uma busca automática das notas do participante, além de classificar aqueles candidatos que demonstrem inclinação pela mesma modalidade de concorrência, pela mesma universidade, pela mesma graduação e pelo mesmo turno.
Vale ressaltar que o Sisu não apresenta as notas obtidas em cada área do Enem. Na realidade, o sistema realiza o cálculo das notas obtidas nas quatro provas objetivas e na redação. Além do mais, como foi dito acima, essa média pode sofrer alterações de acordo com os pesos que são aplicados por cada instituição de ensino. Um curso da área de exatas, por exemplo, costuma ter pesos maiores para as notas de Ciências da Natureza e de Matemática.
Além disso, as universidades estaduais e federais costumam oferecer bonificações a certos candidatos, como é o caso de estudantes cotistas, o que altera de maneira significativa as notas de corte para esses participantes.
Também vale lembrar que o Sisu acontece duas vezes por ano, uma no início de cada semestre, e que desde a primeira edição do Sisu (2010), mais instituições de ensino tem adotado o sistema para selecionar os seus estudantes.