Sem dúvidas, a matemática é uma das disciplinas mais importantes que aprendemos durante o ensino fundamental e médio, fazendo-se presente no nosso cotidiano e na nossa vida acadêmica de maneira constante. Pensando na importância dessa disciplina, nós decidimos redigir alguns artigos sobre os principais conteúdos de matemática. No texto de hoje, nós iremos falar sobre os símbolos matemáticos, um tema que ainda causa muitas dúvidas nos estudantes!
👉 Confira: Algumas Atividade de Matemática 1º Ano e Atividades de Matemática 5º Ano.
Símbolo de Adição
O símbolo de adição é utilizado para representar a soma de dois ou mais elementos. No exemplo 2 + 4, temos a adição de dois números, o que resulta no número 6, um terceiro algarismo.
Inicialmente, esse símbolo era utilizado apenas na matemática financeira, e era representado pela letra p (que se deriva da palavra plus, que significa “em excesso”). Com o passar dos anos, a letra p foi substituída pelo sinal de mais, passando a ser empregado nas operações e nas equações algébricas.
Símbolo de Subtração
Entre os símbolos matemáticos, o sinal de subtração, por sua vez, é empregado para extrair uma quantia de outra quantia. No exemplo 7 – 3, temos a subtração desses dois algarismos, o que irá resultar no número 4.
A palavra subtração originou-se de minus, um termo latim, e significa “menos”. Antigamente, era empregada a própria palavra minus nas equações e operações. Com o tempo, o termo foi substituído pelo sinal que adotamos at.
Símbolo de Multiplicação
O símbolo de multiplicação informa a quantidade de vezes que determinado algarismo é repetido em uma adição. No exemplo 7 x 3, o número 7 é repetido três vezes, ou seja, somado três vezes, totalizando em 21.
O X foi introduzido como símbolo da multiplicação pelo matemático William Oughtred em 1631. Alguns anos depois, em 1698, o matemático Gottfried Wilhelm Leibniz substituiu o X pelo ponto, para que não houvesse confusões durante as equações.
Símbolo de Divisão
O símbolo de divisão determina em quantas partes determinado valor será repartido. No exemplo 10 ÷ 2, o 10 é repartido em 2 partes iguais, ou seja, de forma que o resultado dessa operação é igual a 5.
De acordo com os historiadores, o sinal da divisão teria sido introduzido pelos hindus e pelos árabes, que escreviam o dividendo sobre o divisor, separando as duas quantias por uma linha.
Símbolo de Raiz
O símbolo de raiz informa que, ao multiplicarmos um número Y por ele mesmo, iremos obter um número Z. Isso significa que, caso extraíamos a raiz de um número, obteremos um valor que, multiplicado por ele mesmo, irá resultar no número original. No exemplo √4, o resultado será 2, já que 2 multiplicado por ele mesmo é igual a 4.
Esse conceito foi elaborado pelos matemáticos árabes e foi adotada pelos europeus no final da Idade Média, por volta do século XV.
Símbolo de Igual
O sinal de igual indica o resultado de alguma operação ou expressão. No exemplo 4 + 4 = 8, temos que a adição de 4 mais 4 é igual a 8, ou seja, resulta no número 8.
Até o século XVIII, o símbolo adotado para representar a igualdade era o ae, uma referência ao termo aequalis (que deriva do latim e significa “igual a”). Esse sinal foi substituído pelo que usamos atualmente por influência do matemático Robert Recorde.
Símbolo de Diferente
Enquanto o símbolo de igual expressa o resultado de alguma expressão, o símbolo de diferente indica o oposto disso, sendo utilizado quando se quer indicar que algo é diferente de outra coisa. No exemplo 2 ≠ 3, temos que esses dois algarismos são diferentes entre si.
👉 Faça também Atividades de Matemática Dobro, Triplo, Quádruplo, Quíntuplo.
Parênteses
Na matemática, os parênteses são utilizados para separar operações, indicando quais devem ser realizadas primeiro. Por conta disso, os parênteses também são denominados de símbolos ou sinais de agrupamento.
No exemplo (9 + (6 – 3) + 5) = 17, indicamos, a partir do uso dos parênteses, que o primeiro passo para resolver essa equação é resolver a subtração (6 – 1) antes de resolver as adições.
Colchetes e Chaves
Os colchetes e as chaves possuem a mesma função que os parênteses: organizar as equações matemáticas e indicar qual a ordem adequada para a resolução das operações.
De acordo com a convenção adotada, primeiro devemos resolver as operações entre os parênteses. Depois, devemos resolver as operações entre os colchetes. E, por último, devemos resolver as operações entre as chaves.
Símbolos de Conjuntos Matemáticos
A teoria dos conjuntos é um dos principais conceitos que a matemática engloba. Um conjunto é um aglomerado de elementos que são agrupados por alguma característica comum.
Dentro da teoria dos conjuntos, temos diversos símbolos, cujos significados são fundamentais para a compreensão plena do assunto. Veja, abaixo, alguns desses sinais e o significado dos mesmos.
- ∈: Indica que um elemento pertence a determinado conjunto;
- ∉: Indica que um elemento não pertence a determinado conjunto;
- ⊂: No exemplo (A ⊂ B), o símbolo indica que o conjunto A é subconjunto de B, ou seja, o conjunto A está contido em B;
⊃: No exemplo (B ⊃ A), o símbolo indica que o conjunto B contém o conjunto A.