Os estudantes que desejam conseguir uma vaga para seu tão sonhado curso em uma instituição federal devem ficar atento ao Sistema de Seleção Unificado, também conhecido como Sisu. É por meio dele que os estudantes participam do processo seletivo dessas vagas. Embora seja bastante recorrente na mídia, várias pessoas ainda possuem inúmeras dúvidas a respeito dessa plataforma educacional. Então, quer conhecer um pouco mais sobre o Sisu 2021? Leia o artigo abaixo.

Sisu 2021
Sisu 2021

Como Funciona o Sisu 2021

O Sisu 2021 é um dos programas educacionais mais concorridos do Governo Federal. Isto porque ele é o responsável por agrupar o processo seletivo da maioria das universidades federais brasileiras, como UFRJ, UFSM e USP.

Como Funciona o Sisu
Como Funciona o Sisu

Inscrições Sisu

Entre todos os programas educacionais do Governo Federal, o Sisu é o primeiro a abrir inscrições para seu processo seletivo. O Ministério da Educação já anunciou que essas inscrições começam no dia 29 de janeiro e termina 1 de fevereiro. Ou seja, quatro dias. Mas, lembre-se que a nota de corte só é divulgada a partir do segundo dia.

Como se Inscrever no Sisu

As inscrições podem ser realizadas diretamente no site do Sisu, que atende pelo endereço www.sisu.mec.gov.br. Não é preciso pagar taxas e o processo é bem simples e rápido.

  1. No site do Sistema de Seleção Unificada, o estudante deverá clicar na opção “fazer inscrição”.
  2. Então será redirecionado para página de login, cujo deverá informar o número de inscrição e a senha.
  3. Já logado, você deverá clicar na opção “fazer inscrição na 1º opção. Então, será redirecionado para uma página onde você pode procurar por município, instituição ou curso.
  4. Escolhido o curso, você deverá escolher a modalidade de concorrência disponíveis para o curso escolhido.
  5. Escolhido a modalidade, o estudante deverá confirmar a inscrição para concorrer as vagas que foram escolhidas.
  6. Caso queira, poderá fazer sua inscrição numa segunda opção de curso. Além disso, até o último dia do período de inscrições é possível alterar os cursos escolhidos.
Como se Inscrever no Sisu
Como se Inscrever no Sisu

Fique atento para as inscrições do programa Encceja 2021, para certificação dos estudos de estudantes que querem concluir o ensino fundamental e médio.

Vagas no Sisu 2021

Em 2019, estarão participando 130 instituições brasileira, sendo 30 estaduais e 100 federais. Além disso, serão ofertadas 239.601 vagas em cursos de graduação. Essas vagas já estão disponíveis para consulta desde já: www.sisu.mec.gov.br/cursos.

Nota de corte do Sisu

A nota de corte é uma ferramenta que deve ser usada para que os estudantes se situem a respeito de sua posição diante dos demais candidato àquela vaga. A nota de corte é a menor nota que é necessário para os alunos que se candidataram a vaga terem uma possibilidade de ser chamado. Esta nota é divulgada um dia após o início do período de inscrições.

Não deixe também de conferir as notas de corte da seleção do programa Nossa Bolsa 2021, do Governo do Estado do Espírito Santo.

Nota de corte do Sisu
Nota de corte do Sisu

Resultado Sisu

O resultado do Sisu será divulgado no dia 2 de fevereiro, um dia após o encerramento das inscrições. O resultado individual poderá ser consultado também no site do Sisu.

Para tanto, basta apenas preencher o número da sua inscrição, senha e código de verificação. Caso tenha sido selecionado na modalidade chamada regular, você deverá ir separando toda a documentação necessária para efetuação da matrícula na universidade. A matrícula da chamada regular será em três dias: 5 a 7 de fevereiro.

Resultado Sisu
Resultado Sisu

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here