Faetec 2021 – A maioria dos jovens e adultos procura por maior qualificação, para que assim consigam adentrar mais facilmente ou se recolocar no mercado de trabalho com maior facilidade. Quando há programas que servem como verdadeiros incentivadores os processos se tornam mais fáceis.

É o caso do Faetec 2021, uma importante instituição de ensino que oferece centenas de oportunidades, por meio de cursos profissionalizantes, que auxilia aos interessados obter o conhecimento qualificado para se tornarem excelentes profissionais.

FAETEC 2021
FAETEC 2021

Veja a seguir todos os detalhes sobre o Faetec 2021!


Faetec 2021

A palavra Faetec é na verdade um acrônimo para “Fundação de Apoio à Escola Técnica”, que surgiu por volta de junho de 1997 como uma instituição de ensino superior técnica que tem como um de seus principais objetivos formar e qualificar os seus alunos com saberes atualizados conforme as exigências do mercado de trabalho.

Vale lembrar que todos os cursos técnicos oferecidos pela Faetec são totalmente gratuitos, ou seja, após conseguir uma vaga saiba que não precisará gastar com o que poderia ser cobrado como, por exemplo, as mensalidades de um curso.

Caso ainda não conheça, a Faetec é distribuída em unidades, as quais são as seguintes:

  • Escolas Técnicas (ou ETEs)
  • Escolas de Artes Técnicas (ou EATs)
  • Centros Vocacionais Tecnológicos (ou CVTs)
  • Centros de Tecnologia e de Educação Profissional (ou CETEPs)
  • Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (ou FAETERJs)
  • Centros de Referência em Formação de Profissionais da Educação (ou ISERJ e ISEPAM).

Agora que você conhece o nome das unidades da Faetec veja a seguir o que é preciso fazer para ingressar em um curso da Fundação.

Fundação de Apoio à Escola Técnica
Fundação de Apoio à Escola Técnica

CONFIRA TAMBÉM:

Vestibular Faetec 2021

Quem tem interesse em fazer um curso da Faetec deverá se inscrever no vestibular da Fundação. De acordo com informações divulgadas pela própria Fundação em seu portal, serão oferecidas cerca de 250 vagas, as quais deverão ser distribuídas em quatro cursos de graduação nas seguintes áreas: Negócios, Meio Ambiente, Tecnologia e Informação e Educação.

Se você tiver interesse deverá acessar o portal até o dia 14 de dezembro para realizar a sua inscrição. Para isso, é preciso que se dirige pessoalmente até a secretaria acadêmica da unidade Faetec do seu interesse.

Leve os seus documentos pessoais e histórico escolar. Vale lembrar que para se inscrever não há cobrança de taxa, ou seja, o procedimento é gratuito. Além disso, o atendente irá verificar as notas que você obteve no ENEM 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) em um dos anos anteriores: 2018, 2017 e 2016.

Os candidatos que tiverem as melhores notas – a média das provas objetiva e redação deverão ser iguais ou superiores a 400 pontos – e apresentarem toda a documentação exigida durante o período de inscrição conquistará uma vaga para o ano letivo de 2021.

Vestibular Faetec 2021
Vestibular Faetec 2021

Inscrição Faetec 2021

Até o dia 14 de dezembro de 2021 você deverá se apresentar pessoalmente até a unidade da Faetec desejada com os seguintes documentos para fazer a sua inscrição:

  • Requerimento da inscrição já preenchido
  • Boletim de desempenho individual do ENEM referente a um dos três últimos anos (2019, 2018 e 2017)
  • RG e CPF (originais acompanhados de suas respectivas cópias)
  • Certificado ou declaração da conclusão do Ensino Médio ou o equivalente (original acompanhado de cópia)
  • Documentos comprobatórios de cota e/ou carência socioeconômica (no caso dos candidatos cotistas)
Inscrição Faetec 2021
Inscrição Faetec 2021

Resultado Faetec 2021

Os candidatos interessados em fazer um curso em nível superior já em 2020 poderão concorrer as vagas disponibilizadas de acordo com as seguintes opções de concorrência:

  • Ampla Concorrência (AC)
  • Ação Afirmativa Rede Pública (EP)
  • Ação Afirmativa Negro ou Indígena (NI)
  • Ação Afirmativa para Pessoa com Deficiência (PcD).

Após a inscrição e realização da prova é só aguardar a divulgação dos resultados que estão previstos para o dia 10 de janeiro de 2020, com publicação direta e oficial no próprio portal da Faetec.

O sistema de chamadas será feito em ordem decrescente das notas do ENEM até o fechamento das vagas. Já as matrículas devem ser realizadas nas unidades da Faetec entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro de 2021.

E aí, o que achou dessa oportunidade que a Faetec disponibiliza gratuitamente aos estudantes? Opine nos comentários abaixo e compartilhe o conteúdo para ajudar mais pessoas interessadas. Até!

DEIXAR RESPOSTAS

Please enter your comment!
Please enter your name here